sábado, 16 de dezembro de 2017

O matuto mineiro

Por Urbano  Duarte de Oliveira*


Neste mundo há muita gente finória, sagaz e manhosa; porém, não creio que ninguém leve vantagem neste ponto ao campônio dos sertões de Minas. O tabaréu mineiro, com os seus ares simplórios e ingênuos, é uma criatura capaz de engazopar até o Fígaro de Beaumarchais.

Ele, porém, é inimbrulhável, invencível em finura, e quem se meter a embahilo com ardis e ciladas, pode contar com o arrependimento.

Note-se que o matuto de Minas é homem honrado e cumpridor da sua palavra, quando trata com gente que faz o mesmo. Porém, desde que desconfie do cristão, ai meu Deus! Quebra o corpo manhosamente e põe-se em guarda, como quem diz aos seus botões: Então vosmecê está coidando que eu sou algum pateta?

O seu semblante nada demonstra; continua a sorrir com ares inocentes, pitando o seu cigarro. E a cada léria ou balela que o outro pretende impingir-lhe, o matuto responde com um gesto de hipócrita credulidade:

− Apois, hein? Ora veja vosmecê!

Quando se pensa que o roceiro está cantado, ele sai-se com uma refinada astúcia, lenta e maduramente combinada, que nos deixa de orelha em pé e queixo caído.

Lembro-me de uma partida que se deu com um caipira lá para as bandas de Paracatu.

Como todo mineiro da gema, este não era lá muito amigo dos progressos e não gostava da estrada de ferro.

Tendo-se construído uma ferrovia em sua província, o homem torceu-lhe o nariz e protestou jamais embarcar em semelhante trapizonga. E durante muitos anos continuou a viajar no seu burrico, pelas suas estradinhas, fazendo o meio dia para comer á beira d’água o seu tutu com torresmos, armando a rede em dois pés de árvores, quentando fogo e contando anedotas do tempo de quorenta e dois.

O agente de uma estação férrea procurava seduzi-lo e catequizá-lo, demonstrando-lhe em como a viagem pelo trem era mais rápida, barata e cômoda.

Porém, o matuto não se convencia.

Um dia, contudo, tem urgência de chegar a certa cidade e vê que a cavalo não o poderia fazer. Vai à estação e pergunta quanto custa o bilhete. O agente regojiza-se.

− Ora, até que afinal convenceu-se, hein?

− Não, senhor; eu quero saber quanto custa o bilhete para um burro...

− Para um burro?!

− Sim, seu compadre.

O agente consulta a tabela e diz:

− Treze mil e trezentos.

− Então, dê-me um.

Vendido o bilhete, o muar foi metido dentro do vagão próprio, e o dono também entrou, na ocasião em que o comboio se punha em movimento.

− Então − grita o agente − o senhor não salta?

− Não, senhor, eu também vou.

− Como assim? Não comprou bilhete!

O matuto meteu o pé no estribo, montou no animal e gritou muito ancho, quando o carro já saía fora da estação.

− Eu vou a cavalo!

*****

Notas biográficas

*Urbano Duarte de Oliveira (Lençóis, BA, 31/12/1855  Rio de Janeiro, 10/02/1902)

O major Urbano Duarte de Oliveira cursou a Escola Militar e foi professor da Escola de Tática. Jornalista e publicista, criticou, como Joaquim José da França Júnior, os costumes sestros e tipos da sociedade fluminense: o cronista foi um fino observador e contou o que observou com bastante naturalidade e chiste. E também, como França Júnior, foi autor dramático.

Urbano Duarte pertenceu à Academia Brasileira de Letras, cadeira França Júnior.

(Em Eugênio Werneck. Antologia brasileira; coletânea em prosa e verso de escritores nacionais. 15ª edição, Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves, 1932)



Nenhum comentário:

Postar um comentário