quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Curiosidades brasileiras


Sinônimo de lixeiro é nome de um francês


Durante o Império, os serviços de coleta de lixo do Rio de Janeiro estavam a cargo do francês Pedro Aleixo Gary, o primeiro a assinar um contrato de limpeza pública na então capital do Brasil. Uma de suas principais tarefas consistia em coordenar a limpeza das ruas após a passagem de cavalos, principal meio de transporte na época. Os cariocas acostumaram-se a chamar a “turma do Gary” para executar serviços. Com o tempo, o nome do francês passou a ser associado à limpeza das ruas. Em homenagem a ele, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro mantém uma fábrica de utensílios de limpeza chamada Aleixo Gary.

Em São Paulo, bem mais tarde (já na década de 1970), boa parte da mão-de-obra braçal masculina foi requisitada para a construção do metrô paulistano. E as mulheres entraram no mercado de trabalho da coleta de lixo. As funcionárias do serviço de limpeza seriam popularmente chamadas de margaridas, batizadas pela empresa de coleta de lixo da cidade. O nome traz em si a palavra “gari” e faz alusão à cor branca, símbolo de limpeza, e à flor, que representa a mulher.

A tradição de chamar os funcionários da limpeza pública pelo nome de seus primeiros representantes existe também em outros países. Em Portugal, por exemplo, eles ficaram conhecidos como almeidas, lembrança do ex-diretor geral de limpeza urbana da capital portuguesa.

Brigadeiro entra para história como herói e como nome de doce


O brigadeiro Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, 1896. Em 1922, com colegas, desafiou a República Velha (1889-1930) sublevando o Forte de Copacabana, no heroico episódio Os Dezoito do Forte. Depois da Revolução de 1930, liderou a criação do Correio Aéreo Nacional. Foi duas vezes ministro da Aeronáutica. É o patrono da nossa Força Aérea. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), enquanto ele coordenava a defesa da costa, descobria-se a solução para o racionamento de açúcar, leite, ovos: a mistura de leite condensado, manteiga e chocolate dava um doce delicioso.

Em 1945, Gomes candidatou-se à Presidência. Suas eleitoras distribuíam a guloseima, que ganhou o nome do candidato: brigadeiro*.

Ele morreu em 13 de junho de 1981 sem ganhar essa nem a outra eleição, em 1950. Já o brasileiríssimo doce com seu nome caiu no gosto de todo o País.

(Do livro “Brasil Almanaque de Cultura Popular”, 
de Elifas Andreato e João Rocha Rodrigues)

*No Rio Grande do Sul, pela cor do chocolate, ainda é chamado de “Negrinho”.


O brigadeiro é um dos doces mais famosos do Brasil, sendo conhecido praticamente só aqui. Era conhecido antigamente como negrinho, mas ganhou esse nome em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato a presidente da república na década de 1940. Para promover a candidatura, eram feitos esse doce, que eram entregues ao povo junto com um santinho do Brigadeiro.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado;

1 colher de sopa de margarina sem sal;

7 colheres rasas das de sopa de Nescau ou 4 colheres de sopa de chocolate em pó;

Chocolate granulado para fazer bolinhas.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó;

Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau;

Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela;

Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado;

As forminhas você encontra em qualquer supermercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário