quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Música de Henri Salvador que influenciou a Bossa Nova



Dans Mon Île

Maurice Pont
et Henri Salvador

Dans mon île
Ah comme on est bien
Dans mon île
On n'fait jamais rien
On se dore au soleil
Qui nous caresse
Et l'on paresse
Sans songer à demain

Dans mon île
Ah comme il fait doux
Bien tranquille
Près de ma doudou
Sous les grands cocotiers qui se balancent
En silence,
nous rêvons de nous
Dans mon île
Un parfum d'amour
Se faufile
Dès la fin du jour
Elle accourt me tendant

ses bras dociles
Douces et fragiles
Dans ses plus beaux atours
Ses yeux brillent
Et ses cheveux bruns
S'eparpillent
Sur le sable fin
Et nous jouons au jeu d'adam et eve
Jeu facile
Qu'ils nous ont appris
Car mon île
c'est le paradis

Na minha ilha

Maurice Pont
e Henri Salvador

Na minha ilha,
Ah! Como a gente fica bem.
Na minha ilha.
A gente não faz nada.
A gente se doura no sol,
Que nos acaricia
E a gente espreguiça
Sem pensar no amanhã.

Na minha ilha,
Ah! Como é doce!
Bem tranquila,
Perto da minha querida,
Embaixo dos grandes coqueiros que se balançam
Em silêncio.
Nós sonhamos de nós.
Na minha ilha.
Um perfume de amor.
Se dispersa
Desde do fim do dia.
Ela corre em minha direção estendendo
Seus braços dóceis.
Doces e frágeis.
Em seus belos contornos
Seus olhos brilhantes
E seus cabelos castanhos
Se espelham
Sobre a areia fina.
E nós jogamos o jogo de Adão e
Eva
Jogo fácil
Que eles nos ensinaram,
Porque minha ilha
É o paraíso.
Henri Salvador (1917-2008) tinha uma forte ligação com o Brasil. Sua canção “Dans mon île”, de 1957, teria influenciado Tom Jobim no nascimento da bossa nova. Ele teria sido uma das grandes influências de Tom Jobim (e de outros músicos brasileiros que a ouviram no filme “Europa de Noite” (Europa di Notte) na criação da bossa nova. Quando Jobim viu aquilo, disse: “É o que temos de fazer, suavizar o tempo do samba e agregar belas melodias”', assegurava Salvador. 'Se dão conta? Um movimento musical mundial, tudo isso por causa de um pequeno bolero composto no camarim do Teatro Alhambra', acrescentava, rindo.

P.S. Esta música está na internet na voz do próprio autor: Henri Salvador.


Henri Gabriel Salvador, nascido em Caiena, em 28 de julho de 1917 e falecido em Paris em 13 de fevereiro de 2008, foi um cantor, compositor e guitarrista francês de jazz.

O cantor e compositor francês Henri Salvador, nascido na Guiana Francesa, faleceu na manhã desta quarta-feira aos 90 anos, por uma ruptura de um aneurisma cerebral, informou sua gravadora. Durante 60 anos de carreira, Salvador cantou com grandes nomes da música internacional e brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Henri Salvador tinha uma forte ligação com o Brasil. Sua canção “Dans mon île”, de 1957, teria influenciado Tom Jobim no nascimento da bossa nova.

Além disso, ele ficou conhecido do público brasileiro na gravação da música Reconvexo, na qual quando Caetano Veloso canta “quem não sentiu o suingue de Henri Salvador?"

Em seu álbum “Révérance”, de 2006, por exemplo, várias faixas foram gravadas no Brasil, com arranjos de Jacques Morelembaum e a participação de músicos como João Donato e Jorge Helder. O disco também apresenta duetos com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Rosa Passos.

Nos anos 40, Salvador fez uma turnê pela América Latina com a orquestra de Ray Ventura e permaneceu no Brasil por quatro anos, na época da Segunda Guerra Mundial. Ele retornou ao Rio somente décadas depois para gravar “Révérance”.

Seu disco anterior “Chambre avec vue”, lançado seis anos antes, com influências do jazz e da bossa nova, foi um grande sucesso na França e em vários países.

Durante o Ano do Brasil na França, em 2005, Henri Salvador inaugurou o show com grandes nomes da MPB que ocorreu na Praça da Bastilha, por ocasião das festividades nacionais do dia 14 de julho, data que marca a Revolução Francesa. O presidente Lula compareceu ao show.

Veterano da canção popular francesa, Henri Salvador, havia se despedido recentemente dos palcos em um show no Palais des Congrès de Paris, em dezembro do ano passado.

Salvador compôs e interpretou grandes sucessos da música popular francesa, como “Zorro est arrivé”, “Le lion est mort ce soir”, “Une chanson douce”, “Rose” entre outros.

Nascido na Guiana Francesa em 1917, aos 18 anos Henri foi para Paris, onde passou a integrar o conjunto belga-cigano Django Reinhardt, responsável por um som inovador para a época. Agregando sempre romantismo ao jazz, Henri Salvador foi um dos responsáveis pela consolidação do gênero na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário