quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Padre Cacique

(1831 – 1907)


Padre Joaquim Cacique de Barros

Em data de 5 de setembro de setembro 1882, o venerável Padre Joaquim Cacique de Barros sai a pedir donativos, de porta em porta, para a realização do sonho de criar para os mendigos um asilo especial. Distribuindo a todos uma planta do prédio que pretendia construir, dizia que assim procedia para que “ficassem conhecendo o edifício que os poderia, no futuro, abrigar das privações”.

Era tão grande a sua atividade no recolher recursos, que a publicidade em torno do Asilo ultrapassou as fronteiras do país, sendo noticiado que o Governo da Província de Buenos Aires dava a quantia de oitenta mil pesos para o Asilo de mendigos.

Em 12 de maio de 1892, o Padre Cacique, sabendo que era urgente construir uma Sociedade, com organização própria para substituir dentro da República, convoca os mais ilustres nomes de rio-grandenses e funda a Sociedade Humanitária Padre Cacique, cuja primeira Diretoria é assim constituída:

Presidente: Padre Joaquim Cacique de Barros
Secretário: José Pedro Alves
Tesoureiro: Cônego Dr. José Gonçalves Vianna
Conselheiros: Dr. Rodrigo d'Azambuja Vilanova, Achylles José Gomes Porto Alegre, Dr. Fausto de Freitas e Castro e José Luiz Moura de Azevedo

Asilo Padre Cacique
 a missão de um religioso baiano em Porto Alegre


Asilo Padre Cacique-1909

Texto: Themis Marçal

Em 1862 desembarcava em Porto Alegre o padre baiano Joaquim Cacique de Barros, mais conhecido como Padre Cacique, com uma missão: servir ao próximo, principalmente aos velhos e às crianças desvalidas. A luta pelas crianças foi a primeira etapa de sua trajetória. Em 1881, ele iniciou a construção dos alicerces do Asilo de Mendicidade no terreno doado pelo então Imperador D.Pedro II. A construção acabou interrompida algumas vezes e somente foi inaugurado em 19 de julho de 1898.


Passaram-se décadas, e o asilo, hoje chamado de Padre Cacique, é mantido pela Sociedade Humanitária Padre Cacique, ONG sem fins lucrativos. Conforme o presidente do Conselho da mantenedora, Gildo Milman, o Asilo Padre Cacique é o último elo da cadeia de assistência, não tem renda, um investimento sem retorno. Lamenta que o terceiro setor excluísse toda a geração da terceira idade. Para a instituição, toda a doação é bem-vinda - como gêneros alimentícios, medicamentos, fraldas descartáveis e agasalhos. Segundo ele, o asilo é mantido com renda de imóveis alugados, que foram doados, e contribuições financeiras espontâneas. Atualmente, o conselho da Sociedade Humanitária possui 42 componentes, alguns mais engajados, e voluntários.


Asilo Padre Cacique-1902

2 comentários: