segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Uma deusa entre nós

Fotografia registra uma das visitas de Carmem Miranda
 a Porto Alegre


A cópia da foto acima foi herdada por José Jardim, do seu pai, o boêmio porto-alegrense Jardim Filho. No verso da fotografia está cuidadosamente anotada a identificação:

1) Paulo Coelho – Grande Pianista;
2) Clóvis Ribeiro – jornalista do Diário de Notícias;
3) A Maior – Carmem Miranda – cantora;
4) Vavéco – José dos Santos – violão;
5) Queichinho (sic) – Mariolopes – violino;
6) Zé Bernardes – José da Silva Bernardes – violão;
7) Ernani Ruschel –  jornalista e locutor.

Fotografia tirada num dos ensaios de Carmem Miranda em Porto Alegre, na Rádio Difusora, em 1938. Talvez exista alguma imprecisão, mas o registro é, naturalmente, uma preciosidade. Carmem esteve algumas vezes na Capital.

O músico, e pesquisador da história da música, Arthur de Farias registra que em suas visitas ela fazia questão da presença de Paulo Coelho ao teclado do piano. Carmem Miranda nasceu em Portugal em fevereiro de 1909. Um ano depois, no mesmo mês, nascia aqui o pianista.  Juntos, era o encontro de dois gênios. “O Gordo” e a “Pequena Notável”, como testemunha, bem na direita da foto, de perfil, Ernani Ruschel, o locutor que, pela primeira vez, fez a narração radiofônica de uma partida de futebol no Rio Grande do Sul.

Em 1939, Carmem Miranda foi pela primeira vez aos EUA. Seu sucesso cresceu cada vez mais, até sua morte em 1955 em Beverly Hills. Ela tinha 46 anos.

(Do Almanaque Gaúcho – ZH)


Nenhum comentário:

Postar um comentário