sábado, 20 de janeiro de 2018

Vocabulário Tenístico



ACE → Saque não rebatido pelo adversário que resulta em ponto.

APPROACH → Aproximação do jogador à rede, subida à rede.

BACKHAND (Esquerda) → Golpe no qual se usa o lado raquete correspondente do dorso da mão que a empunha. No caso de um jogador destro, corresponde ao golpe de esquerda.

BACKSWING → Movimento feito pelo braço que empunha a raquete antes de bater na bola.

BATE-PRONTO → Golpe que pega a bola muito próxima do pé do jogador, tão logo ela bate na quadra.

BASELINER → Jogador que joga em torno da linha de base durante o jogo e depende da qualidade de seus golpes de fundo.

BICICLETA → quando um jogador faz dois pneus em sequência, duplo 6 x 0.

BYE → O avanço automático de um jogador para a próxima rodada de um torneio sem enfrentar um adversário.

BREAK POINT → Ponto que pode definir o game contra o sacador. É o ponto de quebra de serviço.

CALL → Expressão verbal por um juiz de linha ou de um juiz de cadeira declarando que a bola caiu fora da área válida de jogo.

CHALLENGE → Desafio: solicitar uma revisão oficial do local onde a bola caiu depois de um golpe, usando a tecnologia de rastreamento de bola eletrônico (Hawk-Eye).

CONTRAPÉ → Bola jogada no local oposto para o qual o adversário está correndo.

COPA DAVIS → Competição anual internacional masculina em que as equipes dos países participantes competem em um formato de eliminatória simples, com jogos que ocorrem em várias etapas durante o ano.

CRUZADA → Bola lançada em linha diagonal, para a direita ou para a esquerda.

DEFAULT → A desqualificação de um jogador em uma partida pelo árbitro depois que o jogador recebeu quatro avisos de violação de código, geralmente por sua conduta em quadra.

DEUC (Iguais) → A pontuação 40-40 em um jogo. Um jogador deve ganhar dois pontos consecutivos de um empate para ganhar o game. Veja também vantagem.

DEVOLUÇÃO → Golpe de rebatida do saque.

DROP SHOT (Curtinha) → Bola jogada bem próxima à rede, tentado evitar que o adversário chegue a tempo de devolvê-la. É também chamada de curta, curtinha, largada ou “te vira nos trintas”.

DUPLA FALTA → Saque fora da área determinada duas vezes seguidas, resultando na perda do ponto.

DUPLAS → Um jogo de tênis jogado por quatro jogadores, dois por lado da quadra.

ERRO NÃO FORÇADO → Erro em que não pode ser atribuído a qualquer outro julgamento a não ser o próprio jogador.

FALTA → Um erro no saque (por sacar a bola para rede, para fora da área permitida ou por pisar a linha de fundo de quadra), o jogador ainda não perde ponto e têm mais um outro saque.

FAULT → Bola fora.

FED CUP → Competição anual internacional feminina similar a Copa Davis.

FOOTFAULT → O pé do sacador pisa na linha de fundo da quadra, no momento da execução do saque, antes da bola ser golpeada. Resulta na perda desse saque.

FOREHAND → Golpe no qual se usa o lado da raquete correspondente ao da palma da mão que se empunha. No caso de um jogador destro, corresponde ao golpe de direita.

GAME → Conjunto de pontos que formarão o set.

GOLDEN SET→ Termo usado para designar um set perfeito. Ou seja, um tenista vence um set sem perder nenhum ponto (ou 24 a 0).

GOLDEN SLAM → Um jogador que ganha todos os quatro torneios do Grand Slam e a medalha de ouro olímpica durante a sua carreira.

GRAND SLAM → São os quatro torneios de mais prestígio no tênis: Australian Open, Roland-Garros, Wimbledon e US Open.

GRAND WILLY → Jogada na qual o jogador rebate uma bola por entre as pernas e virado de costas à quadra do adversário.

ITF (International Tennis Federation) → O órgão dirigente do tênis mundial.

LET → Bola bate na rede antes de atingir a área apropriada do saque. Neste caso, o tenista tem o direito de repetir o saque. Se a bola tocar na rede e cair fora da área apropriada, o tenista perderá esse saque.

LINHA DE BASE → Linha que determina a área limite de jogo no fundo da quadra.

LOB → Bola jogada por cima do adversário que se encontra próxima da rede.

LUCKY LOSER → O jogador sorteado dentre os mais bem classificados a perder na rodada final da fase de qualificação, mas que ainda assim é aceito na chave principal do torneio devido a um jogador principal retirar-se do torneio. Em eventos de Grand Slam, havendo alguma desistência na chave principal, um dos quatro mais bem classificados perdedores na rodada final das eliminatórias é sorteado lucky loser. Em torneios da ATP, havendo uma vaga a preencher, o sorteio é feito entre os dois melhores classificados no ranking que tenham perdido na última rodada do qualificatório. Havendo duas ou mais vagas, participam do sorteio a quantidade de jogadores correspondente ao número de vagas mais uma. Nos torneios da WTA, não há sorteio, pois a vaga fica diretamente com a melhor colocada do ranking que perdeu na última rodada.

MASTER DE OURO → Ganhar todos os 9 torneios de Masters 1000.

MATCH POINT → O ponto do jogo. Bola com a qual se pode ganhar a partida.

MINI-BREAK → Ponto ganho no serviço do adversário, o termo é utilizado no tiebreak. Para ser um mini-break significa que o jogador tem mais de um mini-break do que o seu oponente.

OUT → Quando a bola cai fora da área de jogo.

OVERHEAD → Mesma coisa que smash com a única diferença que a bola toca o chão antes do golpe ser executado.

PARALELA → Bola rebatida em linha reta.

PASSADA (passada / passing shot) → Golpe dado sobre o adversário quando este está próximo da rede, em que a bola lhe passa pela esquerda ou direita

PRIMEIRO SERVIÇO → Primeira tentativa de colocar a bola em jogo com o saque.

PROTECTED RANKING → Um jogador lesionado por um período mínimo de seis meses pode pedir um protected ranking, que será baseado em sua classificação média durante os três primeiros meses de sua lesão. O jogador será capaz de usar o seu ranking protegido para entrar nos principais torneios ou torneios de qualificação, ao voltar da lesão.

QUALIFIER → Um(a) jogador(a) que chegou à chave principal, competindo em uma competição de torneio de pré-qualificação em vez de entrar automaticamente pelo ranking.

RALLY → Após o serviço da bola de tênis, uma série de trocas de bola que termina quando um dos jogadores não consegue devolver a bola dentro do limite de quadra ou não devolve uma bola que cai dentro da área de jogo.

RETIREMENT → A retirada de um jogador durante uma partida, geralmente devido a uma lesão, fazendo com que o jogador perca a partida. Para uma retirada antes do jogo, ver walkover.

SEGUNDO SERVIÇO → Segunda e última tentativa no saque.

SET → Um dos parciais da partida.

SET POINT → Ponto que pode decidir o set.

SIMPLES → Um jogo de tênis jogado por dois jogadores.

SLICE →- A raquete bate na bola ligeiramente de cima para baixo.

SMASH → Golpe de ataque semelhante ao saque, a bola é golpeada quase acima da cabeça.

SPECIAL EXEMPT → Jogadores que não são capazes de aparecer no sorteio de qualificação de um torneio, porque eles ainda estão competindo em um torneio anterior, podem ser premiados com uma vaga na chave principal porspecial exempt.

SPIN → Rotação da bola para frente, como ela se move através do ar, afetando sua trajetória e seu impacto com o chão ganhando velocidade.

SWING VOLLEY → Golpe de fundo de quadra executado antes que a bola toque ao chão.

TIEBREAK → O desempate do set.

TOPSPIN → A raquete bate a bola de baixo para cima, imprimindo-lhe uma rotação nesse sentido.

VANTAGEM → Ponto que desempata o placar de igualdade (40 a 40 ou deuce). Vantagem significa que o ponto seguinte pode concluir o game.

VOLEIO → Golpe que corta a bola antes que ela bata no piso, é feito normalmente próximo à rede.

WALKOVER → Quando um jogador vence a partida devido o adversário não entrar em quadra.

WIL CARD → Um jogador com permissão para jogar em um torneio, mesmo que a sua classificação não é adequada ou ele não se registrou no tempo. Normalmente, alguns lugares no sorteio serão reservados para wild cards, que podem ser para os jogadores locais, que não ganham aceitação direta ou para os jogadores que estão do lado de fora do ranking necessário para ganhar a aceitação direta. Wild cards também pode ser dado aos jogadores cuja classificação caiu devido a uma lesão a longo prazo.

WINNER → Ponto vencedor. Uma bola atacada que não é alcançada pelo adversário ou um saque que o adversário alcança a bola, mas não devolve corretamente.

WTA → Women's Tennis Association, circuito profissional feminino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário