quinta-feira, 22 de março de 2018

Rei da Cocada Preta

De onde surgiu a expressão “rei da cocada preta”?


Quando a Família Real portuguesa veio morar no Brasil, em 1808, o rei Dom João XVI tinha o privilégio de comer as primeiras cocadas pretas (as mais fresquinhas e cobiçadas) e só depois os nobres podiam servir-se.

Os brasileiros passaram a usar a frase para debochar de pessoas arrogantes que se sobrepõem aos outros, como se fosse um rei ou rainha.

Fonte:

Deonísio da Silva,
escritor e presidente do Instituto da Palavra, da Estácio (RJ)

Resumindo:

Dizem que, quando a Família Imperial veio ao Brasil, esse quitute era disputado na Corte, onde o rei era o primeiro a se servir da iguaria. Daí a expressão “rei da cocada preta”, que a irreverência carioca criou e hoje é usada, como deboche, para identificar uma pessoa convencida.

Receita de cocada preta


Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 50 minutos

Ingredientes

4 xícaras de açúcar
2 1/2 xícaras de água
3 1/2 xícaras de coco fresco ralado fino.

Modo de preparo

1. Coloque açúcar em uma panela, leve ao fogo brando e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe formar uma calda cor de caramelo.

2. Junte água, continue mexendo até começar a ferver, pare de mexer e mantenha a panela no fogo até a calda atingir o ponto de bala mole.

3. Tire do fogo, acrescente coco ralado, misture bem com uma colher de pau, leve novamente ao fogo e mexa com cuidado para reaquecer.

4. Tire do fogo, deixe esfriar sem mexer para não açucarar, coloque em uma compoteira e leve à mesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário