domingo, 29 de abril de 2018

A Noite Estrelada



→ O quadro A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh, foi pintado em 1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e se encontra no Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA). A pintura retrata a vista da janela do quarto do artista no hospício de Saint-Rémy-de-Provence.

Análise, interpretação e contexto

→ Vincent Van Gogh pintou esta tela quando estava no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente em 1889, após ter cortado a sua própria orelha. Van Gogh sofria de depressão e de surtos psicóticos.

→ Durante esse período, ele realizou vários estudos de lugares dentro do hospício, como o corredor e a entrada. As saídas de Van Gogh eram controladas. O pintor tinha pouco contato com o mundo exterior, o que o deixou com limitações de temas para a pintura. O artista resolveu se dedicar mais a interpretações de obras de outros artistas.

→ Dentro do hospício, Van Gogh tinha acesso a duas celas: uma onde dormia, e outra no térreo, onde podia pintar as suas telas. A Noite Estrelada é a vista da cela na qual ele dormia, pouco antes do nascer do sol. O pintor não podia fazer suas telas nesse quarto, porém ele tinha carvão e papel, no qual fazia esboços em que trabalhava mais tarde na cela dedicada à pintura.

→ Van Gogh era pós-impressionista e foi considerado um dos pioneiros da arte moderna. Podemos observar em suas obras uma representação do mundo, com pinceladas fortes, mas quase nenhuma abstração. O quadro A Noite Estrelada é considerado um dos mais importantes de Van Gogh, pois conta com algumas pequenas abstrações, que se tornarão matéria essencial para o modernismo.

Principais elementos da obra

→ Essa tela é uma das mais importantes de Van Gogh. Faz parte de uma série de telas que representam a vista que ele tinha da janela de seu quarto no hospício. Todas estas obras têm em comum os montes no horizonte das telas. A Noite Estrelada é o único registro feito à noite dessa paisagem.

O uso das espirais


→ As espirais são as primeiras coisas que chamas a atenção neste quadro. As pinceladas rápidas em sentido espiral dão uma sensação de profundidade e movimento ao céu. Esse aspecto do quadro pode ser considerado impressionista.

→ Estas espirais são características das obras de Van Gogh desse período. São diversas as pinceladas usadas para dar esse efeito.


A Vila


→ A pequena vila representada na quadro de Van Gogh não fazia parte da paisagem vista pelo seu quarto. Alguns críticos acreditam que ela é uma representação da vila na qual o pintor passou a infância. Outros acreditam que seja a vila de Saint-Rémy. Para todos os efeitos, a vila é uma inserção no quadro feita pelo artista, sendo um componente imaginado.

O cipreste


→ O cipreste é um elemento comum nas obras de Van Gogh. Esta árvore está associada à morte em diversas culturas europeias. Elas eram usadas nos sarcófagos egípcios e nos caixões dos romanos. O cipreste passou a ser comum para ornamentar cemitérios e quase sempre está relacionado à morte.

→ Para Van Gogh, o interesse nos ciprestes tem um caráter formal. O pintor apreciava muito as formas pouco comuns que o cipreste apresenta e a sua fluidez. Os belos movimentos que esta árvore faz ao vento estão representados nesse quadro.

As estrelas


→ As estrelas são um dos elementos mais importantes do quadro. Além da sua beleza plástica, elas são representativas, pois demonstram uma grande abstração no quadro. Em um primeiro momento Van Gogh não ficou satisfeita com o quadro. Para ele, as estrelas eram muito grandes. Ele diz que se deixou levar pelas ideias abstracionistas ao compor estrelas tão grandes.

Interpretação da obra

→ A obra de Vicente Van Gogh é um marco na história da arte. Sua beleza plástica é notável e os elementos que compõem a obra mostram o trabalho de um artista maduro. Muitos críticos consideram a obra um marco na carreira de Van Gogh, mesmo não tendo apreço do pintor quando foi feita.

→ A pintura é muito expressiva, a visão do céu noturno turbulento com as espirais é marcante e faz contraste com a calmaria da pequena vila pouco abaixo das linhas dos montes.

→ Um cipreste que sobe na vertical toma a frente do quadro, como uma figura de destaque no meio da paisagem. Ao seu lado, a torre da igreja também se projeto para o alto, mas de uma forma um pouco mais tímida. Ambos projetam uma ligação entre a terra e o céu. Esses são os dois elementos verticais nessa pintura de Van Gogh.

A Noite Estrelada é uma obra cheia de sentimentos que transparecem nas pinceladas. Uma obra que contém fortes elementos imaginativos e que, de certo modo, transparece uma mente agitada.

(Do Blog Cultura Genial) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário