sábado, 28 de abril de 2018

Como a vacina da gripe é feita no laboratório



Há todo um processo por trás da dose que está na seringa
(Ilustração: Pedro Hamdam/SAÚDE é Vital)

→ O imunizante contra o vírus influenza surgiu no século 20 e, desde então, seu método de fabricação não mudou muito. Conheça o processo e se proteja!

Por André Biernath, Diogo Sponchiato

→ A vacina contra a gripe é refeita anualmente, de acordo com análises que indicam quais subtipos do influenza mais circularão na próxima temporada – tanto no Hemisfério Norte como no Sul. Os vírus são colocados em ovos e, depois, o material é purificado para formar o imunizante do ano. Conheça o processo em detalhes a seguir:

1) Todos os países possuem centros de vigilância que recolhem amostras e analisam as cepas do vírus da gripe que estão pintando em cada lugar – eles sofrem mutações constantes. Os dados são encaminhados para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

2) A entidade então determina os três ou quatro tipos do influenza que serão incluídos no imunizante. Isso ocorre em fevereiro no Hemisfério Norte e em setembro para o Hemisfério Sul, para a vacina ser produzida a tempo de chegar à população antes do inverno.

3) Com base nas orientações da OMS, os laboratórios iniciam a manufatura do produto. Começa assim: amostras dos vírus são injetadas em ovos de galinha que contém um embrião vivo em pleno desenvolvimento. Os ovos são incubados para o influenza se multiplicar ali.

4) O líquido que envolve o embrião dentro do ovo serve de matéria-prima para a vacina. Depois de extraí-lo, os cientistas fragmentam e inativam o vírus da gripe – assim, é impossível que ele cause a doença.

5) Aí, as vacinas são distribuídas nos postos de saúde e nas clínicas particulares. Ao entrar em contato com o produto, o corpo da pessoa passa a produzir anticorpos que impedem a instalação da gripe.

6) A campanha estreia em outono para proteger a população antes que o número de casos se eleve.

Uma receita de vacina diferente

→ Cada ovo inoculado com o vírus rende material para aproximadamente uma única dose. Além disso, a multiplicação do influenza demora. É por isso que o processo de produção leva meses.

→ Mas há uma solução sendo testada para acelerar a fabricação do imunizante e, assim, ajudar até em pandemias da gripe. Os pesquisadores estão experimentando cultivar o vírus em células dentro do laboratório. Tomara que dê certo!

(Do Blog Saúde é Vital)


2 comentários:

  1. Importante esse esclarecimento, infelizmente muitas pessoas não se vacinam por falta de informação.
    Quanto mais pessoas se vacinarem menor é o risco do vírus se propagar.

    ResponderExcluir