terça-feira, 29 de maio de 2018

Artrose do joelho e medicamentos

Dr. Rubens Milmann*


                                                                            
                         Cartilagem normal       Cartilagem danificada

Artrose é nome que se dá ao processo de degeneração e desgaste da cartilagem articular também chamada de Gonartrose, sendo uma doença bastante comum. A dor é o principal sintoma da Artrose do Joelho, mas outros sinais costumam aparecer, tais como inchaço, crepitações, deformidades, claudicação, etc. Apesar de ainda não existir um tratamento efetivo para regenerar a cartilagem que se desgastou e que possa ser rotineiramente usado para todos os pacientes com artrose, existem muitos tratamentos possíveis para o alívio dos sintomas e para evitar a progressão da doença.

→ Condroprotetores: São medicações compostas por sulfato de glucosamina e condroitina, substâncias encontradas nas articulações. Eles auxiliam na produção dos componentes da cartilagem já existentes naturalmente em nosso organismo. Como há um desequilíbrio entre a formação e a degradação da cartilagem, o medicamento é utilizado para reduzir essa destruição, impedindo que a artrose cause deformações articulares e atrapalhe o paciente a seguir sua rotina.

→ Colágeno: Um estudo realizado pelo Departamento de Saúde Pública, Epidemiológica e Econômica da Saúde da Faculdade Pública de Liége (ULG-Bélgica/2012) demonstrou uma redução significativa da dor em pacientes com problemas nas articulações que ingeriram colágeno hidrolisado durante o tratamento. Ao final dos seis meses de estudo, os pesquisadores concluíram que a resposta clínica à dor do grupo que ingeriu a proteína melhorou significativamente (51%).


Imagem acima: aplicando ácido hialurônico no joelho

→ Ácido hialurônico: A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior (líquido sinovial), que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, dando às mesmas os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada pelo processo inflamatório da artrose, por exemplo. A sua principal vantagem é que normalmente não dá efeitos colaterais e melhora rapidamente as dores e inchaço do joelho. A viscossuplentação/infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.


O efeito biológico dos produtos e pesquisas publicadas em revistas científicas médicas nos últimos cinco anos mostram efeitos surpreendentes que incluem:

→ Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata infamatória que causa destruição articular da artrose.

→ Estímulo da produção do próprio ácido hialurônico, com melhoria da viscosidade do líquido sinovial.

→ Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa.

→ Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II.

→ Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada.

Quem possui um histórico familiar com artrose precisa ter mais atenção com o seu joelho. Nesses casos, prevenção pode evitar o aparecimento de artrose no futuro. Como a artrose é uma doença que atinge, em sua maioria, pessoas da terceira idade, quem tem predisposição precisa mudar os hábitos quando ainda há tempo. Perder peso, praticar atividade física, não fazer movimentos que sobrecarreguem os joelhos, manter uma alimentação balanceada podem ajudar a reduzir as chances de o indivíduo ter artrose. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante, pois o tabaco diminui a qualidade do colágeno das articulações.

 *****

* Dr. Rubens Milmann: Médico Ortopedista Traumatologista/ CRMRS /9283. Especialista em joelho / Membro da SLARD / Membro titular da Sociedade Brasileira de joelho / Membro titular da Sociedade Brasileira de Videoartroscopia / Membro Titular da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário