terça-feira, 22 de maio de 2018

Pneumonia



“Pensei que fosse gripe,
mas era pneumonia bacteriana!”

1) Qual a diferença entre gripe e pneumonia?

→ A gripe é um a doença aguda causada por vírus que acomete as vias aéreas superiores e seus sintomas duram em média 5 dias. Já a pneumonia, se caracteriza como uma infecção no trato respiratório podendo se espalhar para o sangue e se alojar nos pulmões.

Apesar de serem doenças diferentes, a pneumonia é a complicação mais frequente da gripe.

2) O que é pneumonia pneumocócica?

→ É uma infecção nos pulmões causada pela bactéria pneumococo. Ela se instala no trato respiratório inferior, podendo se espalhar para o sangue e se alojar nos pulmões.

3 em cada 10 casos de pneumonias em pacientes internados são causadas pelo pneumococo, o que representa 1,6 milhões de mortes no mundo, sobretudo em crianças e idosos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

3) Por que a pneumonia pneumocócica é mais comum nesse período? (inverno)

→ A pneumonia pneumocócica é uma doença que acontece em todas as estações, sendo mais frequente quando o ar é mais seco e frio, causando lesões nas mucosas do nariz e de outros órgãos que levam o ar aos pulmões, comprometendo as células de defesa e aumentando as chances da bactéria pneumococo chegar aos pulmões. Ambientes fechados também favorecem o contágio.

4) Estou correndo riscos?

→ Pessoas com o sistema imune debilitado por causa da gripe, tabagismo, doenças crônicas, respiratórias, cardíacas, doenças associadas ao diabetes e idosos têm mais riscos de contrair pneumonia pneumocócica.

5) Como diferenciar os sintomas da pneumonia pneumocócica dos sintomas da gripe?

→ Os sintomas da pneumonia pneumocócica são: febre, calafrios, dor no peito, tosse, falta de ar, fraqueza, queda da pressão arterial, frequência cardíaca elevada, confusão mental e complicações com efeito mais duradouro.

6) Como é realizado o diagnóstico de pneumonia?

→ Através de exame clínico, auscultação dos pulmões, radiografias de tórax e exames laboratoriais. Consulte sempre um médico ao perceber os primeiros sintomas.

7) Como posso evitar a pneumonia pneumocócica?

→ Ela pode ser prevenida através de hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios regulares. Além disso, podemos prevenir a pneumonia pneumocócica através da vacinação, que pode ser administrada juntamente com a vacina contra a gripe.

Resumo:

Pneumococo → é a bactéria que causa 3 em cada 10 pneumonias, sendo responsável por 1,6 milhões de mortes no mundo.

A pneumonia pneumocócica pode ocorrer em todas as estações do ano, e não só no inverno.

A exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado favorece o aparecimento de pneumonia pneumocócica.

Calafrios, febre alta, dor no peito estão entre os principais sintomas de pneumonia pneumocócica.

A vacina contra gripe não protege diretamente contra pneumonia pneumocócica, porque são doenças com características diferentes. Apesar disso, a gripe pode ser uma complicação da pneumonia pneumocócica se não tratada corretamente.

A pneumonia pneumocócica pode ser prevenida por vacina especifica contra a bactéria pneumococo.

A vacina contra gripe não protege diretamente contra a pneumonia pneumocócica, porque são doenças com características diferentes.

(Folheto da Pfizer Vacinas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário