sexta-feira, 27 de julho de 2018

Aforismo

Poucas palavras, muitas ideias.


Aforismo é a frase síntese perfeita, capaz de condensar em poucas palavras um pensamento ou ideia que de outro modo precisaria de um livro para ser expresso.

Um aforismo se poderia definir um aforismo. Um aforismo será sempre o melhor modo de dizer o que é um aforismo. O filósofo alemão Friedrich von Schlegel, um dos grandes teóricos do romantismo, definiu-o como “a maior quantidade de pensamento no menor espaço”. O americano Mark Twain chegou a uma fórmula parecida: “um mínimo de som para um máximo de sentido”.

As cinco características de um bom aforismo, segundo o jornalista americano James Geary, autor de O Mundo em Uma Frase.

Brevidade

Sabedoria concentrada, o aforismo deve depurar livros inteiros em poucas palavras, como na máxima moral do francês La Rochefoucauld: “A hipocrisia é homenagem que o vício presta à virtude”.

Definição

O aforismo define seus termos com clareza e de uma só vez, sem concessões. Um bom exemplo é a frase famosa do inglês Samuel Johnson: “O patriotismo é o último refúgio do canalha”.

Surpresa

Há sempre uma guinada de sentido que torna a frase mais incisiva. Há até mesmo aforismos que desmontam aforismos anteriores, como o do americano Ambrose Bierce (em referência à frase citada acima): “O patriotismo é o primeiro refúgio do canalha”.

Idiossincrasia
         
O aforismo representa uma visão de mundo muito pessoal. Só o alemão Friedrich Nietzsche poderia ter escrito a seguinte pérola de incorreção política: “Um povo é o rodeio que faz a natureza para chegar a seis ou sete grandes homens”.
  
Profundidade filosófica

Praticada por profetas, líderes religiosos, filósofos, poetas, o aforismo é um veículo da sabedoria. À vezes, uma sabedoria cética e irônica, como a do francês Michel Monataigne: “Quero que a morte me encontre plantando os meus repolhos”.

Portanto, na definição mais inspirada do grande aforista austríaco Karl Kraus: “O aforismo jamais coincide com a verdade; ou é meia verdade ou verdade e meia”.

Aforismos Célebres

“O coração tem razões que a própria razão desconhece.”
(Blaise Pascal)

“Os velhos gostam de dar bons conselhos;
isso consola-os de já não ser capazes dar um mau exemplo.”
(La Rochefoucauld)

“Antes cair das nuvens que de um 3° andar.”
(Machado de Assis, no livro Memórias Póstumas de Brás Cubas


Nenhum comentário:

Postar um comentário