segunda-feira, 16 de julho de 2018

Fotos raras de escritores brasileiros



Proeminentes intelectuais brasileiros encenam uma jocosa réplica do quadro A lição de anatomia do mestre holandês Rembrandt: na foto, da esquerda para a direita: Olavo Bilac, Leôncio Correia, Henrique Holanda, Pedro Rabelo, o doutor Pederneiras, Álvaro de Azevedo Sobrinho e Plácido Júnior. O autopsiado é Artur Azevedo − possivelmente vítima de indigestão −, sendo o legista, que o opera com o sabre emprestado pelo oficial da ronda, Coelho Neto. Esta fotografia pertencia a Bilac e está autografada pelo Príncipe dos Poetas.


Integrantes da panelinha, criada em 1901 para a realização de festivos ágapes e encontros de escritores e artistas. A fotografia é de um almoço no Hotel Rio Branco (1901), que ficava na rua das Laranjeiras, 192. De pé, da esquerda para a direita, temos: Rodolfo Amoedo, Artur Azevedo, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, José Veríssimo, Sousa Bandeira, Filinto de Almeida, Guimarães Passos, Valentim Magalhães, Rodolfo Bernadelli, Rodrigo Octavio, Heitor Peixoto. Sentados, na mesma ordem: João Ribeiro, Machado de Assis, Lúcio de Mendonça e Silva Ramos.


Rui Barbosa, segundo presidente da Academia, lidera uma visita à casa do primeiro presidente, Machado de Assis, à rua Cosme Velho, 18 − hoje demolida − em 9 de outubro de 1910, dois anos após a morte daquele que era chamado de mestre até mesmo por seus colegas. Rui, na foto, é o quatro da direita para a esquerda.


Este é, possivelmente, o mais antigo registro fotográfico, em 1909,de uma sessão pública da Academia Brasileira, realizada, ainda, no Silogeu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário