segunda-feira, 30 de julho de 2018

Um fato da Segunda Guerra Mundial

Kilroy was here

(Kilroy esteve aqui)

“Kilroy esteve aqui”, grafite que o exército americano usa para indicar que eles passaram pelo local.

A frase e o desenho abaixo estavam em todos os jipes, caminhões e armamentos americanos.


James J. Kilroy era nem mais nem menos que um fiscal dos estaleiros navais do Massachussets, nos EUA, que durante a construção naval intensa da Segunda Guerra Mundial, estava encarregado de inspecionar e contar o trabalho dos rebitadores. Rebitadores esses, que eram pagos por cada rebite colocado. Após a inspeção e a contagem, Kilroy colocava no local, uma marca de giz para que os outros fiscais soubessem que aqueles rebites já estavam contados. Os rebitadores, ratões, iam por detrás do pachola do Kilroy e apagavam as suas marcas de giz, o que levou a pagamentos dobrados, pelos quais o Kilroy foi chamado à pedra. E o Kilroy não esteve com meias medidas e passou a andar com lata de tinta e brocha. E brochava tudocom a expressão “Kilroy Was Here”.

Acontece ainda que, como em tempo de guerra não se limpam espingardas, as lanchas de desembarque, navios de transporte e demais material de guerra, saía dos estaleiros diretamente pra frente de batalha sem qualquer pintura que eliminasse os milhares de “Kilroy Was Were” presentes em tudo. Muitas lanchas de desembarque e navios de transporte de tropas, apresentavam assim como único emblema, estandarte ou bandeira, o misterioso e eterno “Kilroy Was Here”.

Os soldados americanos acharam a coisa engraçada e adotaram a expressão, tratando eles próprios de pintar em tudo, dos tanques às baionetas, razão pela qual se vê tal expressão em muitos filmes sobre a Segunda Guerra, tanto na Europa como no Pacífico. Pelo meio há um soldado desconhecido, ao que se julga na frente do Pacífico, que acrescenta à expressão, o boneco do narigudo a espreitar por cima da vedação. A coisa tornou-se de tal maneira iconográfica que contaminou a própria guerra da Coreia e do Vietname.



Nenhum comentário:

Postar um comentário