domingo, 26 de agosto de 2018

Se eu pudesse...



Ah, se eu pudesse voltar ao passado...
Eu beijaria Maria, pois ela queria,
mas eu não sabia...
Eu tinha 9 anos.
Ela, eu não sei.
Mas sabia mais do que eu.

Se eu pudesse voltar ao passado...
leria mais, aprenderia mais
e não desperdiçaria meu tempo de infância
com ideias de adulto.

Se eu pudesse, apenas se eu pudesse,
mudaria os erros em acertos.
Mudaria em compreensão a ira em meu coração.
Saberia perdoar.
Saberia postergar maldades ou mesmo evitá-las.

E se pudesse, não prenderia aquele passarinho,
que acabou morrendo
por falta de cuidados ou de liberdade.

Se eu pudesse voltar ao passado,
seria para corrigir injustiças,
evitar acidentes,
prolongar amizades e amores
que me foram tão caros.

Pudesse eu voltar,
eu me aproveitaria de Marlene,
pois era isso que ela queria
(mas eu não sabia).
Coxas que acariciei tremendo,
(aos onze anos),
as de Marlene eram como peças de mármore
...macias...
Eu poderia ter Marlene,
mas não sabia bem o que fazer com ela.
Ela sabia o que fazer comigo.
E foi bom!

Ah, se eu pudesse voltar ao passado.
Veria, então, o que hoje não me agrada aos olhos.
Veria a confiança, a ingenuidade e a alegria
que enchiam o coração do povo brasileiro.
Seria muito bom.
Se eu pudesse voltar...
mas eu não posso...


                        Clarival Vilaça
                          (1944-2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário