quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Como se forma um paradigma

Por Cirilo Veloso Moraes

(Paradigma = modelo, padrão, exemplo)


Um grupo de cientistas colocou seis macacos em  uma gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima. Toda vez que um dos macacos começava a subir na escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos.

Passado certo tempo, toda vez que qualquer um dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando, assim a água gelada). Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.

Os cientistas decidiram, então, substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir na escada. Imediatamente, os demais começaram a espancá-lo.

Após várias surras, o novo membro dessa comunidade aprendeu a não subir na escada, embora jamais soubesse por quê.

Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco, que havia sido substituído, participou, juntamente com os demais, do espancamento.

Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quinto e o sexto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas para subir na escada.

O que sobrou foi um grupo de seis macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada.

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada... Aposto que a resposta seria: 

“Eu não sei – essa é a forma como as coisas sempre foram feitas por aqui”.

Esse comportamento e essa resposta não te parecem familiar?

“Se você não mudar a direção,
 terminará exatamente onde partiu.”

“Somente duas coisas são infinitas:
O universo e a estupidez humana.
E não estou seguro quanto ao primeiro.”

Albert Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário