domingo, 2 de setembro de 2018

Dona Felicidade


Theoderick de Almeida


Dona Felicidade é uma velhinha,
Tão velha como o destino,
Que mora numa velha capelinha
De uma só porta e só de um sino!

Dizem que é feiticeira:
Que toda a sexta-feira
Monta a vassoura e vai para o Sabá...
E aparece aos mancebos, nas estradas,
Como as boêmias Willis encantadas,
Prometendo tesouros que não dá!

Entretanto, eu me lembro, quando criança,
Minha avó não cansava de contar:
“Dona Felicidade é Santa da Esperança,
Cabelos de ouro e de olhos cor do mar...”

Mas, pelo tempo que ela foi gerada,
- Antes do paraíso de Moisés,
Hoje deve estar toda encarquilhada,
Cabelos brancos, arrastando os pés!

Dona Felicidade é uma velhinha,
Tão velha como o destino,
Que mora numa velha capelinha
De uma só porta e só de um sino!

Ela é boa senhora. Se hoje em dia
Não abre a sua porta a qualquer peregrino,
Como outrora fazia,
Conforme a lenda do melhor destino.

É que está cega, surda e já não anda
De tão velhinha que ela está!
Apesar disto, a Bíblia sempre manda:
“Batei... batei que se vos abrirá.”

Um comentário:

  1. Dona Felicidade me acompanha por. toda a vida! E hoje q me sinto tão velha como D. Felicidade sou feliz na minha capelinha...

    ResponderExcluir