quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Gauchinha Bem Querer

Tito Madi*


Rio Grande do Sul,
Vou-me embora sem amor.
Vou-me embora do Rio Grande,
Vou tão só com a minha dor.

Vou levar a lembrança comigo
De um amor que de olhares nasceu,
De um amor que depressa floriu,
Mas tão cedo morreu.

Rio Grande do sul,
Eu um dia voltarei
Pra rever o meu Guaíba,
Pra rever meu bem-querer.

E depois se ela ainda quiser,
Só nós dois a sonhar e a sorrir.
Rio Grande do Sul,
Vou chorar ao partir.

(Encerramento)

Vou me embora, prenda minha,
Gauchinha bem querer.

Toada que Tito Madi compôs quando participou de festejos promovidos pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Ele mesmo a gravou pela primeira vez, na Continental, com orquestração e regência de Radamés Gnattali, em 4 de setembro de 1956, com lançamento em março-abril de 57 no 78 rpm 17.416-B, matriz C-3916. Gravações posteriores do Conjunto Farroupilha e da cantora Luely Figueiró confirmariam seu êxito. Direitos fonográficos reservados à Warner Music Brasil Ltda., uma empresa Warner Music Group. ISRC: BRWMB-9802656.

Luciano Goulart

Tito Madi compôs esta toada quando participou de festejos promovidos pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre, e ele próprio a lançou em 1957, no lado B do 78 rpm que trouxe outro clássico seu, "Chove lá fora". Logo em seguida, o Conjunto Farroupilha a incluiu em seu repertório, gravando-a pela primeira vez na Odeon, em 18 de abril do mesmo ano, com lançamento em julho seguinte no 78 rpm n.o 14227-B, matriz 11711. O grupo faria novo registro da música em 1968. 

Samuel Machado Filho

P.S. Gravação está disponível na internet na voz do próprio compositor, Tito Madi

P.S. Essa música, também, está na internet interpretada pelo Conjunto Farroupilha. 

*Chauki Maddi (12 de julho de 1929 – 26 de setembro de 2018) – o cantor, compositor e pianista paulista conhecido pelo nome artístico de Tito Madi – morreu no início da manhã de hoje (26.9.2018), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vítima de pneumonia agravada por problemas renais.


Tito Madi — Foto: Reprodução / Capa de disco



Nenhum comentário:

Postar um comentário