segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Origens do Brasil

O Pau-Brasil`


Ao longo dos seis meses que passou no Brasil, Américo Vespúcio não encontrou nem ouro, nem especiarias. A única coisa que despertou a atenção do florentino foi “uma infinitude de árvores de pau-brasil”. Um tipo de pau-brasil, nativo do Oriente, era conhecido na Europa há pelo menos dois séculos. O pó de sua casca servia para tingir tecidos de vermelho. Corantes naturais eram, desde a Antiguidade, produtos valiosos. Os fenícios, por exemplo, tinham adotado seu nome de uma planta tintorial, e os portugueses negociavam na África, fazia dezenas de anos, algas, sementes e bagas de tinturaria. A árvore encontrada em grande quantidade no Nordeste do Brasil foi avistada por Vespúcio no momento em que a moda europeia passava por uma revolução. O desabrochar do Renascimento e a expansão da indústria têxtil tinham transformado o vermelho na cor da moda. O pau-brasil virou produto mais cobiçado que nunca. Como os tupis, por sua vez, cobiçavam anzóis, machados e facas. Os portugueses não tiveram dificuldade em fazer com que, em troca de objetos de metal, os nativos cortassem, atorassem e transportassem as duríssimas toras de pau-brasil. O comércio de “pau-de-tinta” foi a primeira fonte de lucro que a Coroa portuguesa encontrou na nova colônia. Em menos de uma década, esse comércio alcançaria dimensões tão amplas que o território avistado por Pedro Álvares Cabral passou a ser chamado de Terra do Brasil.


Em 1500, a costa do Brasil estava repleta de árvores de pau-brasil. Algumas tinham mais de 20 metros de altura e quase três metros de diâmetro. Mais de 50 milhões de pés foram derrubados ao longo dos dois séculos seguintes. Hoje, o pau-brasil encontra-se virtualmente extinto.

(Do livro “Brasil: Terra à Vista”, de Eduardo Bueno)

Ilha Brasil


O Brasil tem este nome por causa do pau-brasil, certo? Nem tanto. Embora o “pau-de-tinta” com certeza tenha tido participação no batismo do território oficialmente descoberto por Cabral, a palavra “brasil” é repleta de significados − e muito mais antiga que o nome da árvore. De fato, uma das tantas ilhas mitológicas espalhadas pelo Mar Tenebroso se chamava Hy Brazil. Era um território lendário, associado com a trajetória de São Brandão, místico irlandês que, no ano 565 da era cristã, tinha partido para o oceano em busca de uma terra sem males. Depois de terrível peregrinação náutica, o religioso enfim chegou a uma ilha “movediça, ressoante de sinos sobre o velho mar”. Batizou-a de Hy Brazil, a Terra da Bem-Aventurança. Brazil provém da palavra celta “bress”, origem do inglês “bless” − que quer dizer “abençoar”. Portanto, o nome do Brasil nasceu não só da árvore abatida aos milhões, mas também de uma ilha abençoada. A certeza de que a ilha do Brasil de fato existia era tal que, até 1624, expedições ainda eram enviadas a sua procura e o nome podia ser visto em mapas desenhados em 1721 por respeitáveis cartógrafos europeus.


(Do livro “Brasil: Terra à Vista”, de Eduardo Bueno)



Um comentário:

  1. Muito interessante. Bem informativo. Desconhecia essa informação do termo celta.

    ResponderExcluir