terça-feira, 4 de setembro de 2018

Seria o último assalto de Butch & Sundance?



À esquerda, Sundance Kid; e, à direita, Butch Cassidy.  

La Paz, 12 – O administrador das minas de Gueschisia, quando regressava de Tapiza, conduzindo 15 mil pezos, ouro, para pagamento de operarios, foi assaltado na estrada por um grupo de individuos. Suppõe-se que os salteadores sejam os mesmos ‘yankees’ que há tempo, assaltaram succursaes de bancos da Republica Argentina, subtraindo avultadas quantias.”

A notícia acima foi veiculada pelo Correio do Povo de 13 de novembro de 1908. A informação coincide com a versão de que os famosos salteadores norte-americanos Butch Cassidy e Sundance Kid, após esse assalto, teriam sido emboscados e mortos pelo Exército boliviano. Essa versão, no entanto, é contestada. Ela teria sido 'plantada' na imprensa por um correspondente americano baseado em Montevidéu, sob encomenda, para camuflar a movimentação da dupla de bandidos. Uma outra história dá conta de que os bandoleiros teriam fugido dos Estados Unidos para a Patagônia, na Argentina, onde se estabeleceram como fazendeiros. Lá receberiam a visita de um terceiro participante da gangue, que reivindicava sua parte no produto dos assaltos. Como não tinham mais dinheiro, mudaram-se para Buenos Aires e voltaram a roubar bancos. Na capital argentina, teriam se convertido ao anarquismo e passado a assaltar distribuindo o produto dos roubos para os operários.
  
A versão boliviana virou filme (foto abaixo) – 'Butch Cassidy' – pela mão do diretor George Roy Hill, em 1969, com interpretações do recentemente falecido Paul Newman (Butch Cassidy), de Katharine Ross (Etta Place) e Robert Redford (Sundance Kid) (D). O filme seduziu gerações e celebrizou o tema musical 'Raindrops Keep Fallin on My Head', de Burt Bacharach. Na foto acima, Butch Cassidy (E), cujo nome verdadeiro era Robert LeRoy Parker, e Sundance Kid (D), apelido de Harry Alonzo Longabaugh.


À esquerda, Robert Redford (Sundance Kid) 
e Paul Newman (Butch Cassidy),

(Correio do Povo de 13.11.2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário