domingo, 30 de março de 2014

O tênis



A origem do nome

O tênis é mais velho do que se pensa: seus ancestrais vêm da Pérsia e do Egito, há cerda de 500 anos antes de Cristo. Mais recentemente, o jeu de paume francês foi um dos seus avôs mais definidos. A origem da palavra tênis é atribuída ao francês tenez!, equivalente aos nossos: atenção!, cuidado!, segura!.

Também se escreve que vem do árabe “Ténis”, uma cidade do baixo Egito, onde se fabricava o pano com que se faziam as bolas para este jogo.

O inventor da modalidade atualmente em uso (o lawn tennis) foi o major inglês Walter Wingfield, em 1874. Mary E. Outerbridge introduziu-o no mesmo ano nos Estados Unidos, e daí para frente sua evolução foi rápida. O tênis é, hoje, um dos esportes mais populares na Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália e outros países.

Para os não entendedores: o tênis é disputado em quadras de grama, saibros e piso sintético, mas a grama e o saibro são mais comuns. Na grama e no piso sintético a bola tem mais velocidade do que no saibro.

Numa partida de campeonato ou mesmo num treino puxado, o jogador tem de correr vários quilômetros em algumas horas dentro do espaço reduzido da quadra. E pior: corre com quebra de ritmo, arrancos surpreendentes e um grande controle de nervos.

O nome lawn tennis se deve à circunstância de que as canchas eram, no princípio, feitas de grama. Essa denominação persistiu até hoje.



Medidas de uma quadra de tênis

A quadra de tênis é de forma retangular, medindo 23,77 m por 10,37 para o jogo de duplas; e 23,77 por 8,23 para o jogo de simples. A altura da rede mede 91 cm e o poste que a sustenta mede 1,07 m. Em caso de irregularidade na altura do poste, poderão ser colocados dois paus nas laterais da rede com as medidas de 1,07 m.

Tempo de duração

Uma partida demora um máximo de cinco sets para homens e três sets para as mulheres. A partida masculina termina quando um dos lados ganhou três sets e a partidas feminina quando um dos lados ganhou dois sets. Em caso de empate em dois a dois, ganha quem fechou o quinto set.

Contagem

A partida começa em games (jogos) e sets. Em cada game o jogador começa de zero. Seu primeiro ponto vale 15, seu segundo mais 15 (marcando 30) e seu terceiro vale 10 (marcando 40), e seu quarto ponto marca o fim e vitória do game, a menos que haja a deuce (iguais) chamado de 40 iguais. Após fazer a deuce, o próximo ponto ganho é marcado como vantagem para o jogador que o conquistou, e a partir do próximo ponto ele vence o game.

O primeiro jogador que fizer seis games ganha a partida, a menos que cada jogador tenha feito cinco games; então a partida continua até que um dos jogadores esteja com dois games de vantagem. Se houver um empate de seis a seis, em games, a partida vai para tie-break, onde cada contagem vale um ponto. O vencedor é primeiro jogador que conseguir 7 pontos. Se a marca chega aos 6 iguais, o game continua até que um dos jogadores lidere por 2 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário