sábado, 26 de abril de 2014

As normas de George Washington



Quando estava no décimo quarto ou décimo quinto ano de vida, o jovem George Washington mantinha consigo um livro muito divulgado na época, intitulado Formas de Escrever. Entre os itens que compunham esta miscelânea, este livro continha uma lista de 110 “Regras de Civilidade e Comportamento Decente na Companhia dos Outros e Durante a Conversação”. Muitos escritores, incluindo Washington Irving, o Dr. J.M. Toner e Moncure Conway, discutiram as possíveis fontes dessas máximas, e parece provável que tenham sua origem em jesuítas franceses do século XVI. Algumas dessas regras estão reproduzidas abaixo, como afirmou Conway, 'na esperança de que farão algo mais do que divertir o leitor devido à sua natureza extravagante'.

1ª Qualquer ação realizada na Companhia de alguém deve ocorrer com algum Sinal de Respeito para com os que estão presentes.

2ª Quando na Companhia de alguém, não ponha as mãos em nenhuma parte do corpo que normalmente esteja descoberta.

6ª Não durma quando os outros falam, não se sente quando outros estão de pé, não fale quando deveria manter-se em silêncio, não ande quando os outros pararem.

16ª Não encha as bochechas, não ponha a língua para fora, esfregue as mãos, ou a barba, espiche ou morda os lábios, nem mantenha os lábios abertos demais ou fechados demais.

19ª Cuide para que sua postura seja agradável, mas, diante de assuntos sérios, com um aspecto mais circunspecto.

22ª Não demonstre alegria com a desgraça alheia, mesmo que se trate de um inimigo.

38ª Ao visitar os doentes, não assuma o papel de médico se não tem conhecimento para tanto.

54ª Não banque o pavão, preocupando- se sempre e por toda parte em saber se está bem posto, se seus sapatos são apropriados, se suas meias caem bem e se suas roupas parecem bonitas.

85ª Na Companhia de outros de mais Alta Posição do que você, não fale até que lhe tenham feito uma pergunta, então levante, tire o chapéu e responda com poucas palavras.

107ª Se outros à mesa estão falando, mostre-se atento, mas não fale com um pedaço de carne na sua boca.

110ª Esforce-se para manter viva no peito esta pequena Centelha de Fogo Celestial chamada Consciência.

A exata formulação de algumas das normas perdeu-se devido aos estragos no texto provocados pelos ratos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário