terça-feira, 27 de maio de 2014

Explicação convincente



Einstein por Baptistão

Uma senhora pediu certa vez a Einstein que lhe explicasse, “em poucas palavras”, a teoria da relatividade, e o cientista assim respondeu:

- Um dia, minha senhora, eu passeava no campo com um amigo cego; fazia muito calor, e eu disse que gostaria de beber um copo de leite.

- Leite? – perguntou meu companheiro. – Sei o que é beber, mas leite, que significa?

- É um líquido branco, respondi.

- Líquido eu conheço, disse o cego. – Mas branco, que é?

- É a cor das penas de um ganso.

- Penas eu sei o que são. Mas ganso, o que é?

- Ganso? Uma ave com pescoço torto...

- Pescoço eu conheço. Mas torto, que é?

Foi aí que perdi a paciência. Segurei o braço dele, e o endireitei e expliquei:

- Isto é reto.

Depois, curvando-o ao cotovelo, acrescentei:

- Agora está torto.

- Ah! – exclamou o cego. – Então já sei o que é leite...


(Almanaque do Correio do Povo de 1980)


Nenhum comentário:

Postar um comentário