quinta-feira, 29 de maio de 2014

Por que é que os meses têm estes nomes?

          

A maioria dos nomes dados aos meses tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rômulo em 753 a.C. Este calendário possuía dez meses e começava no mês de março. Foi Numa Pumpílio (700 a.C- 673 a.C.), segundo rei de Roma, quem introduziu mais dois meses ao início do ano e os batizou. Os meses mais antigos continuaram com os seus nomes originais até que, mais tarde, alguns foram trocados para homenagear o imperador César Augusto.

Janeiro → Homenagem ao deus romano Jano, o guardião do Universo e o deus dos inícios, da primeira hora do dia e do primeiro mês do ano.

Fevereiro → Referência ao festival romano Februália, ou purificação, durante o qual se ofereciam sacrifícios aos mortos para apaziguá-los.

Março → Homenagem a Marte, deus da guerra. Durante vários dias, sacerdotes carregavam escudos sagrados em torno de Roma.

Abril → Há duas versões: homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado; e originado da palavra latina aperire, referência à abertura das flores, pois durante esse mês é primavera no hemisfério norte.

Maio → Homenagem à deusa romana Maia, mãe do deus Mercúrio.

Junho → Homenagem à deusa Juno, protetora das mulheres e da maternidade.

Julho → Homenagem ao general Júlio César. Antes da introdução dos meses janeiro e fevereiro, era chamado de quintillis, por ser o quinto mês.

Agosto → Homenagem ao imperador César Augusto. Chamava-se sextillis, o sexto mês.

Setembro → Do latim septem (sete), o sétimo mês, antes do calendário de Numa Pumpílio.

Outubro → Do latim octo (oito), o oitavo mês.

Novembro → Do latim nove, o nono mês.

Dezembro → Do latim decem, o décimo mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário