segunda-feira, 23 de maio de 2016

Histórias de Paraquedistas XVIII

A honra dos 80 saltos

Nilo da Silva Moraes - Pqdt 11.779


Na foto acima, aparece um militar chegando ao solo com um paraquedas com as cores da bandeira do Brasil. Saltar com esse paraquedas é um privilégio reservado a poucos paraquedistas, pois indica que ele está realizando seu 80° salto de uma aeronave. Ele salta uma única vez com esse paraquedas. Presume-se que, para realizar tal façanha, o pqdt tenha um tempo mínimo de dez anos na Brigada de Infantaria Paraquedista.

Era uma grande alegria de ver, no meio de centenas de velames verdes, um com as cores do nosso pavilhão nacional, e saber que ali estava um paraquedista diferenciado. É um homem que está há um longo tempo numa unidade militar, tendo uma vida agitada e cheia de atividades, fazendo exercícios, manobras e instruções no limite máximo da capacidade humana. O recruta sofre, mas o graduado paraquedista sofre junto. Ele é a sustentação de que suas ordens serão bem executadas. O recruta pqdt é forjado a ferro e a fogo. Ele tem que ultrapassar limites máximos do esforço físico. Sua conduta moral e profissional é testada diariamente. Ele tem que ser o melhor, tem que pensar e agir como tal.

O instrutor paraquedista mostra, com o seu exemplo, ao recruta, que, para conseguir as asas de prata, o bute marrom e a boina vermelha, ele terá que ser um soldado diferente de todos. Mais ágil, destemido e vibrante. O graduado pqdt, por sua vez, terá que enfrentar ano após ano jovens ávidos em conquistar esses troféus. E a cada ano só ele envelhece. A cada ano seu corpo não será mais o mesmo. Terá dores, lesões, fraturas. Sua disposição ficará cada vez mais fragilizada, mas ele tem que dar o exemplo com sua conduta exemplar.


Até que um dia de sua vida, numa instrução de rotina, num salto qualquer, ele desce do céu com cores verde, azul, amarela e branca da nossa bandeira. Todos sabem a quantidade de saltos que ele já realizou. Todos, indistintamente, olham em sua direção, olham para o seu paraquedas. E todos, com emoção, gostariam de estar no seu lugar. Pois ali está saltando um anônimo herói brasileiro. Um herói de 80 desafios.


(Do Almanaque Paraquedista, capa abaixo:)


Criação do paraquedas T-10 Periquito

Por volta de 1956, após o retorno do Capitão Laurindo Magrini (Pqdt 1168, do turno 1954/1, MS 272 e DoMPSA 30) dos Estados Unidos da América, onde foi cursar o Rigger (versão norte-americana do Curso de DoMPSA), trouxe na bagagem algumas novidades para a época, como, por exemplo, as características de um paraquedas nas cores do país, cujo direito adquire o paraquedista que atinge um determinado número de saltos.

Baseado na tal novidade, o capitão Magrini, devidamente autorizado pelo comandante da Companhia de Suprimento e Manutenção de Paraquedas, o então Capitão Nelício Mário dos Santos (Pqdt 1413 do turno 1954/4, MS 297 e DoMPSA 36), resolveu construir um velame nas cores da bandeira brasileira, para ser usado pelos paraquedistas que completassem os oitenta saltos. Norteados por aquela ideia, os integrantes da ʽBaiuquinhaʼ, empenharam-se em realizar aquela iniciativa que a todos empolgou, principalmente o sargento Murilo Diamantino (Pqdt 231, do turno 1950/3, MS 136 e DoMPSA 18) que abraçou a agradável missão.

Baseando-se nas cores do nosso Pavilhão Nacional, o nome foi logo escolhido: “Periquito”.

(...)

Voltando ao paraquedas T-10 ʽPeriquitoʼ, dentro das possibilidades foi concluído o protótipo, que passou a prestigiar aos concludentes dos ʽoitenta saltosʼ, bem como abrilhantar e colorir os céus quando em importantes festividades. Depois da criação da fábrica INPEL, no Brasil, alguns lotes daqueles tipos de paraquedas foram fabricados em escala industrial, inclusive acompanhando a evolução de outras versões do paraquedas T-10, resultando, por último, os MC1 − IP, fabricados pela Vertical do Ponto.

(Do livro “Ninho das Águias Histórias que a História não conta...
Só nós Paraquedistas”, de Jorge Barcelllos Pereira)

Jorge Barcellos Pereira: Pqdt 12972 do turno 1965/4, MS 1556, DoMPSA 176, SL 281 e MSSL 118.

3 comentários:

  1. Linda imagem, independente do número de saltos o PQD é diferenciado, é uma corporação que da orgulho. BRASIL ACIMA DE TUDO

    ResponderExcluir
  2. Marcos FORTES.🇧🇷16 de junho de 2023 às 10:36

    Tive o grato prazer de conhecer o Cel. Murilo DIAMANTINO. Devido a servir na FAB, com um de seus filhos, Kléber DIAMANTINO.
    Uma família maravilhosa, acolhedora e guerreira. Hoje (16/06/2923). Recebi com muito pesar a notícia, que o filho primogênito do Cel. DIAMANTINO. Ten. RR Murilo DIAMANTINO Filho faleceu por conta de um infarto agudo do miocárdio. Meus sentimentos a essa linda família. Que Deus receba o Ten. DIAMANTINO FILHO na luz da Vossa face e conforte toda a família. Meus pêsames.🏴🇧🇷🥇
    .

    ResponderExcluir
  3. Marcos FORTES. 🇧🇷🛩️16 de junho de 2023 às 10:39

    Abraço a Família DIAMANTINO.
    Vocês moram em meu coração.👑🇧🇷🥇

    ResponderExcluir