Geração de 22
Fase de destruição e experimentação (1922 - 1930)
→ Pesquisa estética - adaptação aos valores das vanguardas
europeias
→ Destruição da linguagem tradicional - principalmente pela
paródia
Pau-Brasil
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→ Nacionalismo (primitivismo)
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Submovimentos
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Antropofagia
Verde-Amarelo
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Anta
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→ Busca da “síntese brasileira” e da “palavra brasileira”
OSWALD DE ANDRADE − grande agitador das ideias modernistas.
a) Narrativas: Memórias Sentimentais de João Miramar
Serafim
Ponte-Grande
→ panfletos satíricos
→ paródias à linguagem convencional
→ fragmentação, elipses, etc.
b) Poesia: Pau-Brasil
→ vinculação com o primitivismo
MÁRIO DE ANDRADE − o principal líder teórico do modernismo.
a) Ficção: Macunaíma
→ rapsódia primitivista do “herói sem nenhum caráter”
→ sátira à linguagem usual
Amar, verbo intransitivo
→ romance psicológico sobre a "educação sentimental"
de um adolescente
realizada por uma governanta alemã.
b) Poesia: Pauliceia desvairada - Lira Paulista
→ primeira obra com elementos modernizadores
→ invocação estética
→ valorização da realidade de São Paulo
Clã do Jabuti − Lira
Paulistana
(nacionalismo) − (indagação social)
RAUL BOPP
a) Poesia: Cobra Norato
→vinculação à Antropofagia
→ poema baseado numa lenda amazônica
CASSIANO RICARDO
a) Poesia: Martim Cererê
→ “O Brasil dos meninos, poetas e heróis”
→ poesia “verde-amarela”
PLÍNIO SALGADO
a) Romance: O Estrangeiro − romance ideológico de técnica
vanguardista.
Modernismo brasileiro
→ 1a. geração modernista: 1922-1930
→ Predomínio da produção poética: ruptura com tradição
acadêmica.
→ Representantes da poesia: Mário de Andrade
Oswald de Andrade
Ronald de Carvalho
Guilherme de Almeida
Menotti Del Picchia
→ Representantes da prosa: Mário de Andrade
Oswald
de Andrade
Alcântara Machado
→ 2a. geração modernista: 1930-1945
→ 1926; Congresso Regionalista do Recife
→ 1928: A Bagaceira, de José Américo de Almeida.
- abandono da renovação formal da poesia
→ 2a. geração modernista: 1930-1945
→ 1926; Congresso Regionalista do Recife
→ 1928: A Bagaceira, de José Américo de Almeida.
- abandono da renovação formal da poesia
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predomínio da produção em prosa
→ características - compromisso com a realidade
social brasileira
-
literatura de denúncia
-
neo-realismo
-
José Lins do Rego
-
Graciliano Ramos
→ representantes prosa - Jorge Amado
-
Raquel de Queirós
-
Érico Veríssimo
→ representante poesia - Carlos Drummond de Andrade
→ representante poesia - Carlos Drummond de Andrade
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