terça-feira, 30 de maio de 2017

Edifício Malakoff

o primeiro “arranha-céu” de Porto Alegre

O Edifício Malakoff, considerado o primeiro arranha-céu de Porto Alegre, teve o início da construção em 1856 e sua conclusão quatro anos depois, em 1860.


Nesta fotografia, tomada do Edifício Malakoff por volta de 1934, podemos ver a parte do abrigo que ficava voltada para a Rua José Montaury. Esse prédio foi demolido dando lugar ao Edifício Delapieve, ao lado da antiga Loja Guaspari, defronte ao atual Largo Glênio Peres.

Localizava-se na Praça XV de Novembro no centro da cidade e possuía três andares, além do térreo e por muitos anos foi o prédio mais alto da capital gaúcha.

A demolição do Malakoff possibilitou a construção do Edifício Delapieve.

É apresentada uma sequência de fotos e ilustração do Edifício Malakoff e do seu entorno, podendo-se verificar a evolução da área e por fim observar a presença da Avenida Borges de Medeiros.


À direita da foto a Avenida Borges de Medeiros, ao centro a Loja Guaspari e, à esquerda, o Edifício Malakoff em 1942. Em 1860, ele era o mais alto de Porto Alegre.


Acima, neste belo flagrante do talentoso Lunara, observamos um exercício do corpo de bombeiros no Malakoff. Em algumas publicações, esta fotografia foi apresentada erradamente como tendo sido um flagrante de incêndio no Malakoff. Segundo se sabe, nunca houve um incêndio de grandes proporções neste edifício. Note a calma das pessoas no último andar do edifício.


Acima, Edifício Malakoff, década de 1920 com todo o casario ao redor ainda todo de pé. Muitas casas, à direita do Malakoff, seriam demolidas para dar lugar à futura Avenida Borges de Medeiros.


Visão da Rua Sete de Setembro e da Praça XV em 1904. Foto: reprodução do livro “Lembranças do Brasil: As Capitais Brasileiras nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças”, de Carlos Cornejo e João Emílio Gerodetti. 


Dois edifícios de estilos arquitetônicos completamente diferentes, o Malakoff e o atual Edifício Guaspari, em Art Déco*, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre, que abriga, hoje, a Loja Lebes.

*Art déco é um movimento artístico internacional que começou na Europa em 1910, conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. O Art déco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e o cinema.

Edíficio Guaspari, de 1936, projetado pelo arquiteto Fernando Corona para a sede das Lojas Guaspari – tradicional loja de alfaiataria, marco na indústria têxtil de Porto Alegre, ícone da Moda e da Alta costura em seu tempo de vigência, que durou até 1988. O edifício está listado no Inventário do Patrimônio Cultural desde 2008.


Na foto acima, a atual Loja Lebes, ex-Guaspari, e, atrás, um novo prédio onde, antigamente, estava o Malakoff. 




9 comentários:

  1. Notei algumas diferenças na fachada entre as fotos mais antigas e as mais recentes. Alguém sabe a data que foi feita esta reforma? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Creio que em data imprecisa, foram anexadas no primeiro andar duas sacadas e segundo andar mais duas; a parte alta do edifício Malakoff foi também alterada, mas não posso afirmar em que data foram feitas essas alterações.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Considerado uma maravilha arquitetônica, era chamado de “o primeiro arranha-céu” da Capital. Ao lado dele surgiu, alguns anos depois, o prédio da loja Guaspari, de frente para a Borges, com uma das laterais vizinha ao Malakoff – demolido em meados do século 20.

      Excluir
  4. Respostas
    1. O edifício mais alto da cidade nesta época ainda era o Edifício Malakoff (1968) com quatro pavimentos comerciais, localizado em frente ao Mercado Municipal na Rua Sete de Setembro, entre a Praça XV e a Montevidéu.

      Excluir
  5. O período, incerto, da construção do Malakoff, é tido como iniciado em 1854, e finalizado entre 1860 e 1868. O ano de demolição do Malakoff é incerto, mas pelos testemunhos, de pessoas que o frequentaram e ainda vivem, deve ser após 1953.

    ResponderExcluir
  6. Ops: início da construção: 1856.

    ResponderExcluir