domingo, 7 de maio de 2017

Primeiras aulas de sexo na TV


Texto de Arnaldo Branco


Hoje todos estão familiarizados com programas que tiram dúvidas sobre sexo na TV. Mas poucos se lembram da primeira tentativa de levar ao ar uma atração desse tipo, no tempo em que não se podia nem usar a palavra “sexo”.

Segredos da Alcova (1962), com esse nome lúbrico, enganava o telespectador sedento por informações e, quem sabe, a visão de alguma coisa que pudesse servir como enredo masturbatório. Mas a censura da época, que obrigava os apresentadores (Glória Menezes e José Lewgoy) a usar termos científicos e parábolas, fazia com que muitos se perguntassem se estavam mesmo falando sobre relações sexuais.

Eram tempos em que ainda não havia farta disponibilidade de pornografia e a virgindade era um item tão valorizado em um casamento quanto hoje são os acordos pré-nupciais. Portanto algumas das dúvidas dos telespectadores eram bem básicas; boa parte delas tinha a ver com a exata localização do órgão sexual feminino.

Além de responder as perguntas dos telespectadores, havia um “Quiz”* com convidados famosos. Alguns deles pagaram vexames incríveis por desconhecimento de causa, como o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, que disse que Trompa de Falópio era uma prática sexual condenada pela Bíblia.

É preciso lembrar que o relatório Kinsey e outras pesquisas na área começavam a se popularizar ‒ portanto os próprios apresentadores também nem sempre sabiam do que estavam falando. Glória certa vez afirmou que masturbação (“coito solitário” foi o termo que ela usou) realmente provocava o crescimento de cabelos na palma da mão e Lewgoy perguntou, em voz alta para a produção, se cunilingus era mesmo o que ele estava pensando.

Segredos de Alcova
acabou porque os produtores entenderam que o público respondia melhor a estímulos audiovisuais do que ao intelecto. No lugar do programa entrou a novela Senhora de Engenho, que apelou para várias cenas sensuais em que Yoná Magalhães lavava demoradamente as mãos.

*Quiz termo americano para programa de perguntas e respostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário