sábado, 16 de setembro de 2017

A Mona Lisa



Óleo sobre madeira de álamo - 77 × 53 cm

A história da pintura não é clara e foi alvo de muita discussão. De acordo com Vasari, a modelo é uma jovem mulher florentina (Mona) Lisa, casada com Francesco del Giocondo e por isso ficando conhecida como La Gioconda.

O trabalho, provavelmente, foi feito durante a segunda estada de Leonardo em Florença e ele gostou tanto de sua obra que a carregou consigo para a França, onde foi vendida à Francisco I.

Há controvérsias sobre essa teoria para a origem do quadro, pois Leonardo sempre mantinha registros dos modelos utilizados nas pinturas e não há um para a Mona Lisa.

Outra teoria é a de que a Mona Lisa teria sido um autorretrato de Leonardo, tese apoiada através da digitalização dos dois retratos e superposição das imagens, mostrando claramente que os traços faciais da Mona Lisa se encaixam nos de Leonardo da Vinci.



Algumas curiosidades:

Mona Lisa foi retratada sem sobrancelhas, como era costume entre as mulheres da época renascentista; os cantos da boca de Mona Lisa são indefinidos, por isso se diz que ela tem um “sorriso enigmático”; a posição das mãos de Mona Lisa serviu de modelo para pintores durante muitos anos; no fundo da pintura, Da Vinci utilizou a técnica da perspectiva aérea, novidade para a época.

Recomendação do dia:

O livro “Teoria Artística na Itália 1450-1600”,
de Anthony Blunt Ed. Cosac & Naify,
uma história social do pensamento artístico na Itália renascentista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário