terça-feira, 12 de setembro de 2017

Um inventor rio-grandense:


O padre Landell de Moura e o telefone sem fios


Padre Roberto Landell de Moura

O ilustre sacerdote porto-alegrense Dr. Roberto Landell de Moura, atualmente em São Paulo, tem realizado, com brilhante sucesso, várias experiências de aparelhos de física, e particularmente do telefone sem fios, de seu invento, para transmissão da voz e das notas musicais a grandes distâncias. Na opinião dos competentes, essa questão foi resolvida, de modo prático, pelo estudioso sacerdote, que, desde muitos anos, se dedica a pacientes investigações do domínio da física. Tendo idealizado o seu invento em Porto Alegre, o Dr. Roberto Landell, logo que chegou a São Paulo, em 1896, começou a fazer experiências preliminares, no intuito de conseguir o seu intento - transmitir a voz humana a uma distancia de oito, dez ou doze kilometros, sem necessidade de fios metálicos. No fim de alguns meses de penosos trabalhos, obteve ele excelentes resultados com o aparelho construído, e nessa ocasião, o jornal La Voz da Espanha deu notícia do magnífico êxito da experiência. Folhas de São Paulo e o Jornal do Comércio, do Rio, publicaram então artigos a respeito, sendo transcrito, em mais de um diário o que sobre o assunto escrevera o Dr. Rodrigues Botet, que com verdadeiro entusiasmo tem acompanhado os estudos do padre Landell de Moura. Animado com o êxito das experiências preliminares, entusiasmado por alguns amigos dedicados, que souberam dar valor à competência do nosso patrício em questões de ciências físicas, o padre Landell procurou, tanto quanto possível, aperfeiçoar o seu invento, que é resultado de estudos e descobertas de algumas leis relativas á propagação do som, da luz e da eletricidade através do espaço, da terra e do elemento aquoso. Para demonstrar algumas dessas leis, até então, completamente desconhecidas, o padre Landell de Moura inventou diversos aparelhos: o telauxiaphono, o kaleophono, o anematophono, o teletion e o ediphono. O telefone sem fios é reputado a mais importante das descobertas do padre Landell, e as diversas experiências por ele realizadas na presença do cônsul inglês de S. Paulo, Sr. Lupton, e de outras pessoas de elevada posição social, foram tão brilhantes que o Sr. Rodrigues Botet, ao dar a noticia desses ensaios, disse não estar longe o momento da sagração do padre Landell como autor de descobertas maravilhosas. O Dr. Botet clama contra a indiferença dos poderes públicos, que em nada têm auxiliado o padre Landell, e assinala a prioridade do sacerdote rio-grandense no telefone sem fios.


Transmissor de ondas, invenção de Landell de Moura

O padre Landell de Moura nasceu em Porto Alegre, no ano de 1862. Decidido desde a infância a entrar para a vida eclesiástica, Roberto Landell seguiu bem moço para Roma, onde, depois de um curso brilhante, se doutorou em teologia. Já nessa época, estudava ele, com especial cuidado, as ciências físicas. Depois de formado veio para Porto Alegre, onde serviu como capelão da igreja do Bom fim e depois como professor do Seminário. Por motivo de moléstia, transferiu mais tarde sua residência para a capital de São Paulo, onde serviu na igreja da Sé, e como capelão das irmãs de caridade.

Desejando dedicar-se completamente aos seus estudos de física e química, pediu dispensa dos honrosos cargos que ocupava, e, com grande sacrifício, consagrou-se às suas investigações cientificas. Registrando, com grande satisfação, os resultados brilhantes das investigações do padre Landell de Moura, cumprimos o dever de lembrar-lhe que o povo rio-grandense teria certamente o maior desvanecimento em apreciar os seus inventos. Não será por certo difícil ao Dr. Roberto Landell trazer os seus diversos aparelhos à exposição estadual, dando assim maior brilhantismo ao certame rio-grandense. O governo do Estado, a comissão da exposição e o público saberiam de certo auxiliar e aplaudir o digno patrício. Lançando essa ideia, que se nos afigura aceitável, felicitamos o ilustrado sacerdote rio-grandense, e aqui deixamos à sua disposição as colunas do Correio do Povo para a publicação de quaisquer informações sobre os seus importantes trabalhos.

(Correio do Povo de 3 de janeiro de 2010)

Originalmente:

Matéria publicada na edição do Correio do Povo
 do dia 8 de março de 1901.


Replica Funcional do Transmissor de Ondas, construida em 1984,
pela equipe do Eng. Antonio Carlos Solano e equipe da Cientec - RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário