sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Evolução do ensino da Matemática


(1950-2017)


Na semana passada, comprei um artigo que custou R$ 4,50. Dei à balconista R$ 5,00 e peguei na minha bolsa 50 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 1 real de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar, e, ela, aparentemente, continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1960:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

R$ 20,00 (   )  R$ 40,00 (   )  R$ 60,00 (   )  R$ 80,00 (   )  R$ 100,00 (    )

5. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?

6. Ensino de matemática em 2000:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?

(    ) Sim (    ) Não

7. Ensino de matemática em 2010:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$ 20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...
  
8. Ensino de matemática em 2017:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.

Se você consegue ler coloque um X no R$ 20,00.

(   ) R$ 20,00  (   ) R$40,00  (   ) R$60,00  (   ) R$80,00  (   ) R$100,00


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