segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A lenda



Reza a lenda que Uoxinton já chutava bastante dentro da barriga da mãe, mas chutava com estilo - nada de força. A mesma lenda também conta que quando ele nasceu sua mãe disse “que lindo!”, o pai disse “meu filho!” e o médico ficou calado. Mas, a verdade é que a mãe pensou “que fofo”, o pai pensou “pelo menos é macho” e médico riu – só que ninguém pôde ver por causa daquela máscara - e pensou que já havia visto piores.

Ela diz que a primeira palavra que ele falou foi gol, que no dia do seu segundo aniversário ganhou a primeira bola, que quando tinha dois anos e um dia já conseguia fazer embaixadinhas e no dia seguinte marcou o seu primeiro gol. Aos sete anos, já conseguia dar todos os dribles que passavam na TV, aos oito começou a inventar os seus próprios e quando ele tinha nove anos três meses e vinte e cinco dias aconteceu o inevitável… Ele deixou de falar na primeira pessoa do singular.

Foi meio confuso no começo, a mãe chegou a pensar que ele tinha algum tipo de amigo imaginário por um tempo, o pai até o pastor chamou, mas foi um tio quem matou a charada. Enquanto ele ouvia a reportagem de um jogador que se dirigia ao vestiário, ele só conseguia ouvir o sobrinho falando. No dia seguinte, ele foi falar qualquer besteira com o garoto pra comprovar a sua teoria.

- E aí, Uoxinton? Como vai na escola?

- Bem, tio… Não é fácil, mas a gente vem trabalhando duro e se Deus quiser vamos sair com o resultado.

Não havia dúvidas: ou moleque tinha enlouquecido e pensava ser um jogador de futebol ou tinha sido possuído pelo espírito de algum jogador morto. O tio contou à mãe, a mãe contou ao pai, o pai tentou resolver na base do cinturão. Não deu certo, ele ficava choramingando ‘a gente não fez nada’. Ninguém sabia ao certo o que fazer, mas um vizinho teve uma ideia que mudou a vida do nosso herói, levá-lo ao Seu Bill, o treinador do glorioso Bode. Se o problema do garoto tinha algo remotamente relacionado à bola, Bill saberia como dar um jeito. Chegando lá, o coroa olhou pro garoto, falou umas besteiras que ninguém entendeu e o garoto respondeu outras besteiras que o pessoal igualmente não entendeu. Então Bill, muito calmamente, se dirigiu ao pai e disse saber do que o garoto estava sofrendo, mas que precisava fazer um simples teste para confirmar o diagnóstico. Mas antes, seu Bill fez os pais de Uoxinton prometerem que se a suspeita se confirmasse, ele seria o responsável pela cura do garoto. Os pais não entenderam bem, mas prontamente concordaram.

Bill pegou uma bola velha, fez umas mungangas com ela e tocou pro garoto, o pirralho matou no peito, deu de coxa, parou na testa, passou pro nariz, voltou pra testa, rolou pra nuca, voltou pro peito e deu de volta pra Bill. Bill sorriu e disse pro pai que o diagnóstico fora confirmado: craque de nascença. E o detalhe da fala seria consertado com algumas tardes de treino no campinho de barro do Bode. Naquele dia Uoxinton ganhou seu primeiro par de chuteiras.

*****

Israel Duarte in: Contos: Humor negro de um crioulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário