sexta-feira, 20 de abril de 2018

A Revolução de João Gilberto



João Gilberto por William Medeiros

Por que o cantor, que pouco compôs, foi fundamental para a Bossa Nova.

O Violão

→ A mão direita de João Gilberto reduz o samba à sua essência: o polegar assume a função do surdo e os outros dedos são os tamborins. Sua famosa batida tornou-se o marco do sambo novo.

A Voz

→ O cantor aboliu os vibratos e os vocais “estoura-peito” do passado. Canta quase sussurrando, mas com uma ótima emissão vocal.

O Repertório

→ A bossa nova foi a modernização do samba, mas nunca perdeu a tradição de vista. João Gilberto deu nova roupagem a clássicos de Ary Barroso, Dorival Caymmi e Herivelto Martins, entre outros.

Revista Veja


Capa do primeiro LP de João Gilberto de 1959


João Gilberto, aos 86 anos, com a filha Bebel Gilberto.

(Foto da revista Veja)

Lenda da Bossa Nova, cantor João Gilberto, morre aos 88 anos.
  
O cantor e compositor João Gilberto faleceu neste sábado (6 de julho de 2019), aos 88 anos de idade, em sua casa no Rio de Janeiro. O músico baiano foi mundialmente conhecido como um dos precursores da bossa nova, e sua obra e trajetória foram fundamentais para a música brasileira.

João Gilberto nasceu no dia 10 de junho de 1931 em Juazeiro, na Bahia. Ele foi um dos criadores da bossa nova e morava no Rio de Janeiro.

A informação da morte foi dada pelo seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos. Além de João Marcelo, João Gilberto também era pai de Bebel Gilberto e Luisa Carolina Gilberto. A causa da morte ainda não foi informada.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu João Marcelo Gilberto nas redes sociais.

João Gilberto foi o responsável pela trilogia de albuns fundamentais que apresentaram a bossa nova para o mundo: “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” de 1961.


João Gilberto, última foto...*

Aos 88 anos e vestido de terno, o músico João Gilberto apareceu em uma foto rara ao lado da companheira, Maria do Céu Harris, com quem está junto há 25 anos. A imagem do casal foi compartilhada no Facebook nesta terça-feira (2-7.2019) pela neta do compositor.

“Vovô e vovó Maria do Céu, hoje pela manhã. Sempre lindos. Amo muito vocês”, escreveu a menina na legenda da imagem. O clima de romance parece indicar uma fase mais tranquila na vida de João Gilberto, ícone da bossa nova.

O compositor conheceu a moçambicana Maria do Céu Harris em 1984, quando ele tinha 53 anos e ela, 20. Ela participava de um concurso de beleza em Lisboa e foi convidada pelo músico enamorado a viver no Brasil.

* Foto tirada no dia 2 de julho e, no sábado, dia 6, ele faleceria as 15 horas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário