quinta-feira, 3 de maio de 2018

Uma crônica do êxodo rural



Mário Bárbara: 22.10.1954 – 02.05.2018

O maior sucesso de Mário Bárbara*, escrita junto com Sérgio Napp (1939-2015), “Desgarrados” tornou-se um a marco na música nativista gaúcha, sendo considerada uma crônica do êxodo rural e venceu, em 1981, a 11ª Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, RS.


P.S. A música abaixo está na internet na voz do autor da melodia: Mário Barbará.

Desgarrados

Mário Bárbara e Sérgio Napp

Eles se encontram no cais do porto, pelas calçadas,
Fazem biscates pelos mercados, pelas esquinas,
Carregam lixo, vendem revistas, juntam baganas,
E são pingentes nas avenidas da capital.

Eles se escondem pelos botecos, entre os cortiços,
E pra esquecerem contam bravatas, velhas histórias,
E então são tragos, muitos estragos, por toda a noite,
Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho.

Sopram ventos desgarrados,
carregados de saudade,
Viram copos, viram mundos,
mas o que foi, nunca mais será,
mas o que foi, nunca mais será,
mas o que foi, nunca mais será.

Cevavam mate, sorriso franco, palheiro aceso
Viraram brasas, contavam causos, polindo esporas,
Geada fria, café bem quente, muito alvoroço,
Arreios firmes e nos pescoços lenços vermelhos.

Jogo do osso, cana de espera e o pão de forno.
O milho assado, a carne gorda, a cancha reta.
Faziam planos e nem sabiam que eram felizes,
Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho.

Sopram ventos desgarrados,
carregados de saudade.
Viram copos, viram mundos,
mas o que foi, nunca mais será,
mas o que foi, nunca mais será,
mas o que foi, nunca mais será.

Do Ensaio:

→ Em Desgarrados, a grande vencedora da XI Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, nós temos um gaúcho que vem parar no grande centro urbano por motivos não esclarecidos. Se a razão de seu êxodo pode ser as mudanças econômicas relatadas por Cyro Martins em sua Trilogia do gaúcho a pé, também pode ser a busca de melhores condições de vida, de uma nova situação que se insinua nos versos “faziam planos e nem sabiam que eram felizes”, como se esses planos fossem a intenção de se mudar de um lugar que eles habitavam e “nem sabiam que eram felizes”. Essa possibilidade interpretativa fica reforçada no poema Retirante, também acima descrito.

→ Independente dos motivos, na letra de Desgarrados o gaúcho que sai de sua terra e vem para a cidade acaba marginalizado e envolvido nos bolsões de pobreza. É um indivíduo cujas habilidades que o faziam útil e importante em seu elemento original não possuem valor nos centros urbanos. E essa é uma realidade não apenas do gaúcho, mas de todos aqueles que, em conseqüência de mudanças sociais e econômicas se vêem obrigados a enfrentar novos desafios para os quais não estão preparados. Velhas habilidades que garantiam seu sustento e sua sociabilidade em velhos tempos não correspondem às necessidades de novas circunstâncias. Essa é uma realidade que esteve sempre presente na história da humanidade, e que se reproduz no microcosmo do gaúcho.

→ Essa inadaptabilidade, essa marginalidade no novo ambiente acaba valorizando as lembranças de um passado que talvez fosse pouco valorizado. O verso “faziam planos e nem sabiam que eram felizes” deixa bem claro uma tentativa de mudança, de melhoria que acaba fracassando.

Do Ensaio:

“O campo na poesia e na música de Mário Barbará e Sérgio Napp”
Orientadora: Maria Tereza Amodeo, Aluno: Kleber de Oliveira Boelter.

*Mário Bárbara faleceu em 2 de maio, aos 63 anos. Natural de São Borja, RS, ele morava em Porto Alegre para tratamento. Era casado e tinha uma filha de 33 anos do primeiro casamento, do qual era viúvo.



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