segunda-feira, 9 de julho de 2018

O poeta da paixão: Vinicius de Moraes

(19.10.1913 – 09.07.1980)


Na foto acima, Vinicius de Moraes com Toquinho, no Encouraçado Butikin, em Porto Alegre, 7 de outubro de 1971. A sua direita, o ‘cachorro engarrafado’

Nascido na Gávea, no Rio de Janeiro, Vinicius de Moraes foi poeta, compositor, diplomata, amante da vida e do amor. Presença marcante na poesia e na música brasileira, seus versos embalaram os sonhos de muitas gerações. Em seus poemas revelava principalmente seu amor às mulheres. Boêmio, irreverente, com cabelos longos e estilo descontraído, Vinicius dizia que a poesia e a canção faziam parte de um mesmo todo. Considerava-se um poeta músico. O próprio Carlos Drummond de Andrade disse certa vez que, de todos os poetas brasileiros, Vinicius era o que mais realizava integralmente a vocação da poesia. Seus primeiros sucessos como compositor, 'Garota de Ipanema' e 'Minha Namorada', permanecem na memória de milhares de brasileiros. Vinicius cantou em poesia a espontaneidade do amor: “Que não seja eterno, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure” e deixou um recado de vida: “Quero dizer que as pessoas deviam se queimar mais, se amar mais, se despir de preconceitos e viver com mais intensidade do que vivem. Com muito menos medo também”. Ele mesmo foi um exemplo de pessoa em permanente estado de amor e liberdade.

Frases de músicas e poemas:

“O uísque é o melhor amigo do homem. È o cachorro engarrafado.”

“A gente não faz amigos, reconhece-os.”

“Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém...”

“Nada mais bonito que os defeitinhos da mulher amada.”

“O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades.”

(Correio do Povo de 20.10.2008)

Outras frases:

“Estrela, eu lhe diria, volta à Terra, o amor existe...”

“A cada ausência tua eu vou chorar,
mas cada volta tua há de apagar
o que essa ausência tua me causou.”

“Tudo quanto na vida eu tiver,
tudo quanto de bom eu fizer,
será de nós dois.”

“Se todos fossem iguais a você
que maravilha viver.”

“Para quem me conheceu, eu sou mais você e eu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário