sábado, 27 de outubro de 2018

São Longuinho

Por que São Longuinho tem fama de achar coisa perdidas?


→ A fama de encontrar objetos tem a ver com o processo de canonização do soldado romano Longinus, tornado santo pelo papa Silvestre II em 999 d.C. O processo se arrastava havia anos por causa da burocracia e de documentos perdidos. Para achar a papelada, o papa teria apelado ao próprio aspirante de santo e sido atendido. Cerca de mil anos antes de virar santidade, Longinus teria, segundo a Bíblia, perfurado Jesus com uma lança para checar se estava mesmo morto na cruz. Pela tradição católica, o banho de sangue curou o soldado de um problema de visão. A partir daí, ele viveu e morreu pelo cristianismo. Depois de beatificado, virou Longuinho (em português) e caiu no gosto dos brasileiros.

(Da revista Super Interessante)

→ Apesar de hoje ser considerado um Santo católico, ele foi o homem responsável por colocar fim à vida de Jesus Cristo, perfurando o peito Dele com uma lança. No entanto, um milagre aconteceu, assim que o sangue de Cristo tocou na sua pele, ele ficou curado de uma grave doença que carregava. De imediato, Longuinho se arrependeu e pediu perdão a Deus declarando: “Esse homem é mesmo o Filho de Deus”. Depois disso, ele abandonou o exército e converteu-se ao Cristianismo. Fugiu para a Capadócia, mas mais tarde acabou por ser encontrado por Pilatos (prefeito da Judeia entre 26 e 36 d.C.) e foi decapitado, torturado e morto. Por volta do século 10, o papa Silvestre II atribuiu o estatuto de Santo a Longuinho, ficando conhecido como hoje o invocamos: São Longuinho.

Oração de São Longuinho

Caro São Longuinho,
patrono dos pobres
e o ajudante daqueles que procuram artigos perdidos,
me ajude a encontrar o objeto que eu perdi:
(diz aqui o objeto perdido)
e que eu encontre melhor uso para o meu tempo
e o use para ganhar para Deus a maior honra e glória.

Oração a São Longuinho

Glorioso São Longuinho, a vós suplicamos,
cheios de confiança em vossa intercessão.
Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção,
e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor,
se vós, tão amado por Ele, nos fizer representar.
Vossa caridade, reflexo admirável, inclina-se a socorrer toda miséria,
a consolar todo sofrimento,
a suprir toda necessidade em proveito de nossas almas,
e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação,
com a prática de boas obras e a imitação de vossas virtudes!
Amém!

A tradição dos três pulinhos

(Versão popular, sem embasamento histórico)

Até hoje, São Longuinho é invocado por quem precisa encontrar algum objeto perdido. Diz-se que ele era um homem baixinho e que, servindo na corte de Roma, vivia nas festas. Nesses ambientes, por sua pequena estatura, conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences de pessoas. Os objetos achados eram devolvidos aos seus donos. Assim, teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu. Em agradecimento, segundo a tradição, são oferecidos três pulinhos e uma oração.

Diz-se também que essa forma de agradecimento seria pelo fato de o soldado ser manco. Outra explicação afirma que os pulinhos remetem à Santíssima Trindade

(Do Blog Aleteia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário