domingo, 13 de janeiro de 2019

As quatro estações do ano



Você sabia?

(Por Marcelo Duarte – autor do livro “O Guia dos Curiosos”)

No passado, o ano era dividido em apenas duas estações: veris (bom tempo, estação da floração) e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam:

          Primavera Þ de primo vere, quer dizer princípio da boa estação;

          Verão Þ de veranus tempus, significa tempo da frutificação;

          Outono Þ de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso;

          Inverno Þ de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

A Primavera é responsável também por outra pequena confusão comemorativa. É que no Brasil tem duas datas para homenagear a árvore. No Norte e no Nordeste do país a comemoração é feita na última semana de março. A data, chamada de Festa Anual da Árvore, foi instituída pelo presidente Castelo Branco, por meio de um decreto-lei, em 24 de fevereiro de 1965. A escolha foi baseada nos fatores climáticos da região, pois coincide com o início das chuvas. Nas outras regiões do Brasil, o Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro, que precede o início da primavera.

O primeiro governo a oficializar o Dia da Árvore foi o de Nebraska, nos Estados Unidos. A comemoração passou a ser feita no dia 22 de abril. Ela coincidia com o aniversário de J. Morton, que incentivou os moradores do Estado a plantar árvores para mudar a paisagem da região. O Brasil foi o primeiro a contrariar o padrão internacional, preferindo homenagear a árvore durante o período de chuvas ou a entrada da nova estação em todo o país.

Hoje em dia, a primavera é chamada também de “estação das flores”. E, se você estiver pensando em presentear alguém, flores e livros combinam muito bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário