terça-feira, 26 de março de 2019

A qualidade da mensagem e a sua utilidade

A qualidade da mensagem e a sua utilidade

Nível de compreensão e de retenção.

O que o professor:

quer dizer

Diz na realidade.

O que ao alunos:

Ouvem

Escutam atentamente.

Compreendem

Retém

Transmitem.

Para reforçar este diagrama recorda-se o conhecido episódio ocorrido entre soldados. Não pretendemos criticar sua capacidade de comunicação, mas partir de um exemplo prático, evidenciar as dificuldades que, por vezes, sentimos para fazer passar algumas das nossas mensagens.


Ordem do Capitão ao 1º Tenente:

Tenente, havendo amanhã um eclipse do Sol, determino que a Companhia esteja formada na parada, em uniforme de instrução. Aqui darei explicações sobre este fenômeno que não acontece todos os dias. Caso chova,nada se poderá ver, tendo a companhia de ficar dentro do quartel.

Do 1ºTenente ao 3º sargento:

Sargento, por ordem do meu Capitão haverá amanhã um eclipse do sol, em uniforme de instrução. Toda a Companhia terá de estar formada na parada, onde o meu Capitão dará as explicações necessárias, o que não acontece todos os dias. Se chover o fenômeno será mesmo dentro do quartel.

Do 3º Sargento ao Cabo:

Cabo,o nosso Capitão fará amanhã um eclipse do Sol na parada. Se chover, o que não acontece todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de instrução, o Capitão dará a explicação necessária dentro do quartel.

Do cabo aos Soldados:

Soldados, amanhã a Companhia estará formada para receber o eclipse que dará a explicação necessária sobre o nosso Capitão. O fenômeno será de uniforme de instrução. Isto, se chover dentro do quartel, o que não acontece todos os dias.

Entre os Soldados:

O cabo disse que amanhã o Sol em uniforme de instrução vai fazer um eclipse para o Capitão, que não lhe pedirá explicações. A coisa é capaz de dar uma encrenca dessas que acontece todos os dias. Deus queira que chova!

(Do livro “Guia do animador”, de Paulo da Trindade Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário