sexta-feira, 28 de junho de 2019

O que os maridos não devem fazer

Blanche Ebbutt


Este livro foi originalmente publicado em 1913, como um manual de conduta para homens e mulheres construírem um casamento harmonioso. Redescoberto quase 100 anos depois, ele causa surpresa ao se mostrar tão atual quanto naquela época.

Você não é um homem melhor nem pior do que imagina. Estou certa de que sabe lidar com as mulheres, mas – principalmente se está em seus primeiros anos de casado – ainda não aprendeu tudo o que precisa saber a respeito delas.

Por isso espero que, ao terminar de ler este livro, você se sinta agradecido por eu ter revelado tantas coisas que você só descobriria depois de muitas experiências. E essas experiências podem ser boas ou ruins, dependendo do tipo de relação que você tem com sua esposa.

Blanche Ebbutt

Não trate sua esposa como “meu docinho” por muito tempo. Uma mulher pode até gostar de ser um bibelô durante um certo período, mas a novidade logo perde a graça.

Não hesite em comentar quando ela estiver especialmente bonita. Sua opinião não terá nenhum efeito se não for verbalizada.

Não pense que não é mais necessário demonstrar seu amor porque “ela já deve saber disso”. A mulher gosta de ser beijada, paparicada e cortejada pelo marido mesmo quando já é avó.

Vez por outra, leve para casa um buquê de flores ou uma caixa de bombons. Sua esposa vai valorizar até um simples vaso de violetas, apenas por você ter pensado nela.

Mesmo que esteja com pressa, não saia de casa sem dar um beijo de despedida em sua esposa. Ela vai remoer essa omissão durante todo o dia.

Não é porque vocês se casaram por amor que a vida será um eterno mar de rosas. Vocês não são perfeitos e precisam aprender a não pisar no calo um do outro.

Não espere que sua esposa faça de tudo para alegrá-lo se você não colabora quando as coisas vão mal. Seja justo.

Não implique com sua mulher. Se ela queimou o bolo ou se esqueceu de pregar um botão, ela não quer ser lembrada disso a toda hora.

Não a mantenha numa redoma. Ela não é um objeto frágil – é uma mulher.

Não tente tirar todas as preocupações das costas de sua esposa. Você não vai conseguir resolver os problemas dela e os seus também.

Não proteja sua esposa de qualquer vento que sopre. Resguardando o corpo dela dessa maneira, vai acabar matando sua alma.

Não se esqueça de que você não é imortal. Que chances sua esposa terá se você morrer e ela não conhecer a realidade deste mundo cruel?

Sua esposa não substitui seus pés e suas mãos. Ela serve para outras coisas além de fazer favores a você. Mas se você não pedir tudo a ela, ela vai acabar fazendo por prazer.

Não seja condescendente. Você não é a única pessoa na casa que tem cérebro.

Não menospreze sua companheira na frente das visitas. Você pode achar divertido falar das pequenas manias dela, mas ela não vai perdoá-lo facilmente.

Não fique surpreso, aborrecido ou desapontado se, depois de passar anos tratando sua esposa como uma cabeça de vento, você conseguir transformá-la em uma e ela não puder lhe ser útil quando você realmente precisar de sua ajuda.

Não quebre as promessas que fizer à sua esposa. Se você garantiu a ela que estaria em casa às 19h, pense duas vezes antes de sair com um amigo às 18h30. Jamais se esqueça do aniversário dela. Ela pode não querer que outras pessoas saibam sua idade, mas certamente não quer que você a esqueça.

Não pense que só porque você não pode comprar um presente caro, é melhor não comprar nenhum. Mesmo o presente mais humilde vai ser apreciado se for escolhido com amor. Não fique de mau humor quando as coisas não saírem do jeito que você esperava. Se não conseguir evitar a irritação, explique isso a sua esposa. Depois, supere.

Não grite quando estiver com raiva. As crianças e os empregados não precisam ficar sabendo de tudo.

Não seja carrancudo. Cultive uma expressão agradável se a natureza não o abençoou com uma.

Tome cuidado para não se tornar egoísta. Isso acontece muito, já que as esposas geralmente estão dispostas a ceder. Observe seu comportamento e, se achar que está começando a se apropriar da cadeira mais confortável, do canto mais quente da cama ou do livro mais interessante, simplesmente elimine o hábito.

Não discuta com sua esposa. Assim, ela não poderá discutir com você. Palavras duras são ditas nos momentos de raiva.

Não recuse as investidas de sua esposa. Lembre-se de que esse é um gesto difícil para ela. Se você tiver um pouco de sensibilidade, poderá poupá-la do constrangimento tomando a iniciativa.

Nunca minta para sua esposa. Deve existir total confiança entre vocês. Se ela descobrir alguma mentira sua, não vai acreditar quando você estiver realmente dizendo a verdade.

Não fale com sua mulher como se ela fosse uma criança. Ela é tão inteligente quanto seus colegas de escritório. Converse com ela (explicando o que for necessário) sobre as mesmas coisas que conversaria com um homem. Você ficará surpreso com os comentários que ela pode fazer.

Editora Sextante

Blanche Ebbutt


“Não se permita adquirir o hábito de se vestir sem cuidado quando houver 'apenas' seu marido para vê-lo. Confie que não tem uso de vestidos de chá desbotados e cabelos mal vestidos, e abomina a visão de alfinetes de gravetos tanto quanto os outros homens. Afinal de contas, ele é um homem e, se sua esposa não se dá ao trabalho de encantá-lo, há muitas outras mulheres que o farão.”

Blanche Berry nasceu em 1866 Hyde, Cheshire, Reino Unido.

Em 1913 seus dois manuais de conselhos foram publicados.

Morreu em Staines, Middlesex, Reino Unido, com 79 anos, em 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário