sábado, 8 de junho de 2019

Vacinas para maiores



Relação de vacinas indicadas

Anti-HPV → Vírus causador de câncer de colo do útero: Recomendada para mulheres de 9 a 26 anos.

Tríplice viral → Contra sarampo, caxumba e rubéola: Indicada para dentistas.

Hepatite A e B → Recomendada para maiores de 60 anos.

Influenza → Vírus da gripe: Indicada para adultos não imunizados ou que não tiveram a doença quando criança.

Catapora → Indicada sempre que for viajar.

Febre amarela → Indicada para pessoas com histórico de gripes frequentes.

Antipneumocócica → Protege contra o pneumococo, bactérias responsáveis por infecções respiratórias generalizadas: Indicada para pessoas com baixa imunidade para doenças.

BCG → Contra o bacilo responsável pela tuberculose: Indicada para pessoas que lidam com público em geral.

Meningocócica C → Imuniza contra a bactéria causadora da meningite:

Tríplice bacteriana acelular → Contra difteria, tétano e coqueluche.

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações


O que é a vacina?

As vacinas têm o objetivo de manter alerta o sistema imunológico das pessoas ou animais contra determinadas doenças. São substâncias sintetizadas a partir de organismos vivos ou parte destes e que por sua vez são administrados por forma injetável ou por via oral.

 As vacinas (cujo nome advém de vaccinia, o agente infeccioso da varíola bovina, que, quando é injectado no organismo humano, proporciona imunidade à varíola no ser humano) são substâncias tóxicas, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reacção do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, por forma a tornar o organismo imune a esse agente (e às doenças por ele provocadas).

Por que vacinar?

As vacinas provavelmente salvaram muito mais vidas da que qualquer outro tipo de medicamento na história. Estima-se que as vacinas poupam mais de 3 milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitas milhões a mais se todos recebessem as vacinas adequadas. As vacinas fazem mais do que apenas salvar milhões de vidas a cada ano. Ao prevenir doenças graves: As vacinas protegem milhões de pessoas contra a dor, sofrimento e mesmo incapacitação permanente. As vacinas poupam dinheiro para os indivíduos e para a sociedade, ao reduzir os custos com; doença, por exemplo, medicamentos, cuidados hospitalares e perda de tempo de trabalho. As vacinas reduzem a velocidade de disseminação da doença. Graças às vacinas, algumas das doenças que costumavam levar a óbito ou incapacitar milhares de pessoas são hoje bastante raras na maioria dos países (como a pólio), ou mesmo foram eliminadas (como a varíola). As vacinas ajudam a prevenir a resistência aos antibióticos. Ao prevenir as doenças, as vacinas reduzem a necessidade de drogas que combatam os microrganismos. Isto ajuda a manter a eficácia dos antibióticos, porque quando um antibiótico é usado de forma inadequada paro tratar uma doença específica, ele pode perder a suo eficácia. O microrganismo causador daquela doença sofre mutação e a antibiótico não é mais eficaz. Quando uma doença é prevenida por uma vacina, os antibióticos podem ser prescritos com menor freqüência, dificultando a desenvolvimento da resistência.

Leia com cuidado!

Oito em cada dez mortes por pneumonia no Brasil entre 2015 e 2017 foram de idosos, o que corresponde a mais de 80% das mortes pela doença. Nesse período, foram registrados cerca de 200 mil óbitos por causa da doença, uma média de 66,5 mil casos por ano, ou sete por hora.

Os dados do Ministério da Saúde revelam uma vulnerabilidade maior de pessoas acima de 60 anos às complicações causadas pela pneumonia.

Além de uma imunidade naturalmente reduzida em relação aos mais jovens, os idosos costumam ter outros problemas de saúde que diminuem a capacidade do organismo de lutar contra agentes invasores, observa o médico pneumologista Elie Fiss, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

“O fator idade é o de mais gravidade da pneumonia. Com a idade avançada, o sistema imunológico já não responde tão bem como antes. Nos idosos, há mais diabetes, hipertensão, doenças cardiológicas e renais. Esses fatores também aumentam o risco de óbito. Outros sistemas não estão atuando, digamos, 100%.”




3 comentários:

  1. Quem não se vacina não coloca só a sua vida em risco, mas de todos as outras pessoa .

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado, pois uma pessoa doente é vetor de propagação da doença pela qual ela está sendo acometida.

    ResponderExcluir