terça-feira, 10 de setembro de 2019

As campanhas eleitorais



Caricatura de Jaguar

As promessas de hoje estão em contradição com o comportamento de ontem.

Há um só problema: essa imagem radiante que cada candidato pinta de si mesmo é pura fantasia.

O candidato é conservador para os conservadores, liberal para os liberais, moderado para os moderados.

Seu programa é simplesmente promessas e mais promessas. Essas promessas faziam parte do programa do partido, publicado anteriormente? O candidato fez algo em sua vida pública e privada que justificasse essas promessas?

Mestre da ambiguidade, recebeu 47% dos votos dos que favorecem o aumento das despesas militares e 48% dos que se opõem a elas, todos pensando que o candidato estava do seu lado.

Considerações sobre a política

Política: a arte de fazer aos outros o que não queremos que nos façam. (Bergerat)

A guerra é a arte destruir os homens. A política é a arte de enganá-los. (DʼAlembert)

A hipocrisia, que é pecado na moral, é virtude na política. (Quevedo)

Um estadista acha que ele pertence à nação; um político acha que a nação lhe pertence. (Berbast V. Prochonov)

A política é a arte suave de obter votos dos pobres e fundos dos ricos, prometendo a cada grupo defendê-lo contra o outro. (Oscar Ameringer)

Não podes adotar a política como profissão e permanecer honesto. (Louis McHenry Howe)

Morreu um político eminente, e seu adversário relutava em assistir às exéquias. Um amigo comum o convenceu com o seguinte argumento: “Se a cerimônia se destinasse a ressuscitar o homem, compreenderia tua relutância. Mas trata-se de sepultá-lo...” (Maurice Maloux, Lʼesprit à travers lʼhistoire)

No Congresso, toda piada é uma lei, e toda lei é uma piada. (William Rogers)

Quando a turba agrediu Bertrand Russel por causa de sua pregação pacifista indesejável, um amigo seu pleiteou em vão com a polícia para intervir: “Mas ele é um filósofo eminente.” A polícia deu de ombros. “Mas ele é célebre no mundo todo.” A polícia continuou plácida. “Mas ele é irmão de um conde”, gritou o amigo desesperado.  A policia mobilizou-se imediatamente. (Will Durant)

Ter talento político é saber prever o que vai acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano − e saber, depois, explicar por que nada do previsto aconteceu. (Winston Churchill)

Na política cuidamos somente das pessoas que podemos corromper. (De Launay)

Na vida política, ouve-se muitas vezes dizer: “Fulano de Tal é um filha da puta, mas é nosso filha da puta, e vamos apoiá-lo.” (George E. Allen)

Por favor, digam a meu filho que nunca se meta na política. Quem está na política, não controla mais o seu destino.” (Últimas palavras do primeiro-ministro turco Adnan Menderes, antes de ser enforcado.)

Os políticos apaziguadores acreditam que se continuarem a jogar bifes ao tigre, o tigre se tornará vegetariano. (Heywood Brown)

Na política como na alta finança, a duplicidade é considerada uma virtude. (Mikhail A. Bakunin)

De um político (Mirabeau) dizia outro político (Talleyrand): “Por dinheiro ele venderia a própria alma. E estaria certo. Pois trocaria lixo por ouro.” (Jean François Le Petit)

Um político, que Madame Stael detestava, se queixou num dia: “Quase morri envenenado.” “O quê: Mordeu a língua?” retrucou ela. (Academie de lʼhumour français)

É mais fácil encontrar uma mulher resignada a envelhecer do que um político resignado se retirar. (Amado Nervo)

A política é a arte de nos servir dos outros, fazendo-os crer que os estamos servindo. (Montherlant)

Política é a arte de governar com o máximo de promessas e o mínimo de realizações. (Júlio de Camargo)

Asquith, quando primeiro-ministro britânico, recebeu um pedido de um político algumas horas após a morte do Sr. Smith, alto funcionário: “Será que meu amigo Brown não poderia ocupar o lugar do Sr Smith?” − “Depende dele, respondeu o primeiro-ministro em tom grave. Deve verificar se o caixão combina com suas dimensões.” (Leon D. Harris)

*****

Do livro “Belíssimas Páginas da Literatura Universal”,
de Mansour Challita.

Um comentário: