segunda-feira, 16 de setembro de 2019

As injustiças do mundo

Todo aquele que encobre a própria injustiça
debaixo do manto lustroso da eloquência
merece um grande castigo.”

(Eurípedes)


“Para que o mal triunfe basta que os bons
fiquem de braços cruzados.”

Edmund Burke

Um homem, autoproclamado humanista e profundamente religioso, depois de conhecer vários lugares do mundo e ver injustiças sociais tais como fome, desemprego, abandono de idosos, de animais, desmatamento, miséria, percebeu que as pessoas passavam por mendigos nas ruas e não lhes davam sequer uma moeda. Assistiu, calado, a pessoas jogando lixo nas calçadas, arrancando flores de jardins públicos. Ele viu jovens desajustados pichando ruas do seu bairro, mas não tomou qualquer atitude. Ele viu fracos sofrendo nas mãos dos mais fortes; mulheres apanhando caladas e ele, calado também, assistia a tudo isso, sem tomar partido.

Num sonho, ele encontrou, num bosque florido, Deus, rodeado de anjos. Amargurado, com as coisas que viu na terra, arrasado de tristeza, ele dirigiu-se, respeitosamente, ao Criador do Universo, que o recebeu com um abraço.

− Deus, vi as maiores iniquidades na Terra. Gente carente, abandonada à própria sorte. Animais famintos largados em todo lugar. Injustiças, fracos, principalmente idosos, sendo agredidos, covardemente, por parentes mais jovens e  fortes. Eu vi tudo isso e me desesperei! E o Senhor, meu Deus, não fez nada para dar um lenitivo aos injustiçados que sofrem?

Deus olhou, com amor e profunda pena, o homem desesperado:

− Eu fiz, sim, meu filho, eu fiz alguém que pode defender, corrigir e lutar para que tudo isso nunca mais aconteça a um filho meu na terra. Eu fiz você!

O homem acordou sobressaltado, com os olhos marejados de lágrimas. E jurou para si mesmo que nunca mais seria o mesmo. Aprendeu, num sonho, que atitude, de agora em diante, tomaria diante de fatos pelos quais um homem de coragem deve lutar.

Sim, Deus fez algo importante para corrigir as injustiças sociais do mundo. Ele fez cada um de nós.

(NSM)


Posso não ser capaz de mudar o mundo a minha volta, mas posso mudar o que vejo dentro de mim.

Filha maltratava mãe de 76 anos

Aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte

(...) a filha pega bruscamente as mãos da mãe, que demonstra estar debilitada pela idade, e obriga a idosa a varrer o quintal da residência. Quando a vítima apresenta falta de forças para fazer a limpeza, a filha a agride com um cabo de madeira, acertando a testa da mãe. Não satisfeita com o trabalho, a  filha dá uma segunda pancada, acertando a boca da idosa. A vítima leva a mão aos lábios e começa chorar, afirmando estar com dor. A filha não dá importância ao choro e a dor que a mãe diz sentir.

A idosa demonstra dificuldade para andar, mas mesmo assim é empurrada pela filha. Quando a vítima tenta se apoiar em uma cadeira, a filha manda que ela solte o móvel.

Algum ser humano fez alguma coisa? Um vizinho, simplesmente, filmava tudo pelo celular, sem fazer absolutamente nada, a não ser dar uma cópia para uma TV e ter o seu momento de fama.

Tudo bem, a mulher foi presa, a filmagem até que ajudou, mas as agressões poderiam ser evitadas. Bastava uma atitude...


Um comentário:

  1. Esse texto nos trás grande aprendizado...
    Está em nossas mãos...basta ter atitude.
    Belo Texto.

    ResponderExcluir