segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

O incêndio no edifício das Lojas Renner

O maior incêndio de Porto Alegre


Lojas Renner antes do incêndio

O incêndio no edifício das Lojas Renner foi uma tragédia ocorrida na tarde de 27 de abril de 1976 na cidade brasileira de Porto Alegre, RS. Quarenta e uma pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas. O edifício, onde funcionavam as Lojas Renner, tinha sete andares e localizava-se na esquina das ruas Otávio Rocha e Doutor Flores.


Lojas Renner durante o incêndio

Para escapar das chamas, muitas pessoas se jogaram do prédio. Helicópteros da Base Aérea de Canoas sobrevoaram o local do desastre, mas não puderam resgatar as vítimas que estavam no terraço, pois o local não era apropriado para esse tipo de operação. Muitas vítimas puderam ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros devido ao uso da escada Magirus. Duzentos bombeiros participaram da operação. Uma lancha da Estação Fluvial também foi usada, posicionada à beira do Lago Guaíba para suprir a falta de água no combate ao incêndio.


Praça Otávio Rocha e, no meio da foto, as Lojas Renner. 

O edifício foi implodido e, anos depois, reconstruído, dando lugar a uma edificação mais moderna, continuando a pertencer às Lojas Renner.


4 comentários:

  1. Minha mãe, na época trabalhava no Reumatologia, uma clínica de rx, em frente ao prédio da Renner. Os vidros da clinica estouraram todos. Ela conta que os funcionários tiveram que se abaixar no chão em função dos estilhaços dos vidros. Muito triste😥

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 10 anos mas lembro das noticias como se fosse ontem

    ResponderExcluir
  3. Meu pai foi um dos bombeiros na é poca , sargento Uilter Aguiar , lembro dele em casa muito abalado , eu era uma criança e nunca me esqueci desta tragédia .

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de ir nessa Loja Renner específica, sinto calafrios quando entro lá, uma sensação de sufocamento.

    ResponderExcluir