domingo, 12 de abril de 2020

Decálogo do momento

Nada de pânico nem de caça aos culpados:
É hora de muita fé e esperança.

Por Márcia Pettenon*


Se esse Sr. Vírus tem seus ditames contra nós, façamos o mesmo contra ele. Eis o que podemos aprender com a pandemia da covid-19 vivenciada atualmente, em 10 ensinamentos:

01) Não subestimar o inimigo

O mecanismo psicológico que pode nos colocar em risco é a negação. Ao negar ou minimizar os danos patológicos e letais da Sra. Covid-19, estaremos sujeito às graves consequências desse hóspede cruel.

02) Eliminar o estado de pânico

Quando nossa mente interpreta que estamos em perigo (quer seja um perigo real ou imaginário), ativamos a produção de cortisol, hormônio associado ao estresse. A partir desse ponto, elevaremos nossos níveis de ansiedade e de medo, pois o organismo se preparará para lutar contra essa ameaça ou fugir dela. Esses sentimentos afetarão nossa capacidade de raciocinar e ponderar os fatos conforme eles se apresentam. Uma mente serena é capaz de ativar todas as estratégias necessárias para a preservação da saúde física e mental. Por outro lado, quando estamos desestabilizados emocionalmente, diminuímos nossa imunidade, abrindo passagem a doenças oportunistas.

03) Não buscar culpados

De onde veio? Quem o trouxe? Que é o paciente zero de minha cidade? Do meu condomínio? Do meu país? Não importa. O que se precisa fazer é aceitar que se trata de uma luta de todos nós. As frases “um por todos e todos por um”, “afastados somos mais unidos”, “fique em casa” precisam ser as hashtags do momento.

04) Exercite a humildade

Somos impotentes diante desse vírus. Posturas como a arrogância, a prepotência e o pensamento mágico, “sou jovem”, “sou atleta”, “já sobrevivi a outras tragédias”, só vai nos conduzir ao óbito ou, no mínimo, a sermos vetores dessa virose. Se somos humanos, somos do grupo de risco!

05) Seja solidário

Esse vírus nos dá um soco no estômago! Como se ele nos perguntasse aos berros, quase que rompendo os nossos tímpanos: por que eu preciso te ameaçar de morte para que tu exercites algo tão simples? Não estávamos fazendo o mínimo pelos outros e agora temos que fazer o máximo para garantir a nossa sobrevivência. Seria cômico se não fosse trágico.

06) Extirpe o egoísmo

Esse agente maléfico, que, assim como a covid-19, invade nosso Ego e se prolifera até o grande Eu tome conta de nós e os demais passam a ser só detalhes, tão pequenos que na maioria das vezes só atrapalham a nossa tão gloriosa ascensão.

07) Pratique valores nobres

Hoje, quem se importa com quantos mil likes ou seguidores têm? Vocês realmente estavam fora dos trilhos, afirmaria a Sra Covid-19. Hoje, olhamos pela janela e sentimos uma nostalgia, uma repentina vontade de ajudar o vizinho idoso a fazer suas compras, a valorizar os profissionais da saúde, os agentes de segurança, os caminhoneiros, os garis, os comerciantes e produtores rurais que estão arriscando sua saúde pela nossa sobrevivência. Mas eles sempre estiveram ali...

08) Ame ao próximo como a nós mesmos

Parece clichê, bíblico, profético. Mas que bizarro: é o nosso medicamento.

09) Tenha fé

Duas letras, mas com um poder imensurável. Fé cega? Lógico que não: fé no conhecimento científico, crença nos profissionais da saúde que estão na linha de frente, que salvam vidas, que testam medicamentos, enquanto a vacina não vem, e por último, porém não menos importante: fé em Deus.

10) Seja esperançoso

Desejamos que esse filme de terror, baseado em fatos reais, acabe logo e que possamos ter liberdade e tranquilidade de volta, sermos seres humanos melhores e descobrir, em meio ao caos, que é possível viver com menos, que é curioso, e até divertido, buscar dentro de si, de sua casa, de sua família, formas de preenchimento, e que, a partir desse corte brutal, aprenderemos pela via do amor.

*****

(Do Caderno Vida de Zero Hora, abril de 2020)

*Psicóloga de família, doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário