domingo, 5 de abril de 2020

Mensagem do Coronavírus à Humanidade



Imagem: gettyimages

Eu, um ser humano anônimo, refleti muito nesses dias, buscando uma razão, por que deve haver um sentido em toda essa situação absurda que estamos sendo forçados a viver.

Eu imaginei, que, se o vírus pudesse falar, o que ele diria para que se pudesse escrever uma carta. E essas seriam as palavras que eu consegui colocar numa página:

“Oi! Eu sou o Covid-19:

Muitos de vocês conhecer-me-ão apenas como coronavírus. Sim, sou eu mesmo. Desculpem-me aparecer de repente, mas eu não podia saber quando chegaria, com qual forma e força eu me apresentaria a vocês.

Por que estou aqui?

Digamos que eu estou aqui, porque eu estava cansado de ver vocês regredirem em vez de se desenvolverem. Eu estava cansado de ver vocês se arruinarem pelas suas próprias mãos. Eu estava cansado de como vocês tratam o planeta. Eu estava cansado de como vocês se relacionam. Eu estava cansado de seus abusos, de suas violências, das guerras, dos conflitos interpessoais e dos julgamentos de vocês. Eu estava cansado da inveja de vocês, da arrogância, de suas hipocrisias e do egoísmo de vocês. Eu estava cansado do pouco tempo que vocês dedicam para vocês mesmos e para suas famílias.

Sim, eu estava cansado da pouca atenção que vocês dão aos seus filhos. Eu estava cansado do jeito superficial de vocês. Eu estava cansado da importância que, muitas vezes, vocês dão para coisas supérfluas, no lugar daquelas coisas essenciais. Eu estava cansado de suas procuras obsessivas e fanáticas pelo vestido mais bonito, pelo último modelo de smartphone, pelo carro mais bonito só para parecer mais realizado. Eu estava cansado das traições de vocês. Eu estava cansado da falta de informação de vocês. Eu estava cansado do pouco tempo que dedicam para se comunicarem entre vocês. Eu estava muito cansado das lamentações de vocês quando não fazem nada para melhorar as suas vidas. Eu estava cansado de ver vocês discutirem e brigarem por motivos fúteis.

E o pior de tudo, eu estava cansado das tantas pancadarias dadas por quem governa vocês e das decisões erradas que eles fazem, frequentemente, aqueles que os deveriam representar.

Sim, eu estava cansado de ver pessoas que se insultam e se espancam por um jogo de futebol!

Eu sei que vou ser duro com vocês. Talvez até demais, mas eu não olho na cara de ninguém. Eu sou um vírus! A minha ação custa a vida de vocês. Mas quero que entendam de uma vez por todas que vocês têm que mudar a rota aqui na Terra para o bem de vocês!

O recado que eu quero dar para vocês é simples: eu quis destacar todas as limitações da sociedade na qual vocês vivem, para que vocês possam eliminá-las. Eu quis parar tudo para que vocês entenderem que a única coisa importante para a qual vocês devem todas as suas energias de agora em diante é simplesmente uma: a vida, e ao que realmente é necessário para se protegerem, unirem-se e compartilhar.

Eu quis para vocês o máximo possível de tempo trancados e isolados em suas casas, longe de seus pais, seus avós, seus filhos e netos, para vocês entenderem quanto é importante um abraço, o contato humano, o diálogo, um aperto de mão, uma noitada entre amigos, um passeio no centro, um jantar num lugar qualquer, uma corrida no parque ao ar livre. Desses gestos é que devem recomeçar tudo.

Vocês são todos iguais. Não façam distinção entre vocês. Eu mostrei a vocês que as distâncias não existem. Percorri quilômetros e quilômetros em pouquíssimo tempo sem que vocês percebessem. Eu estou de passagem, mas os sentimentos de aproximação e colaboração, que eu criei entre vocês em muito pouco tempo, durarão para a eternidade.

Vivam suas vidas o mais simples possível. Caminhem. Respirem profundamente. Pratiquem o bem, porque o bem se pagará em dobro. Aproveitem a natureza. Façam aquilo que gostam e que os satisfaçam e criem novas condições para não precisar depender de nada. Quando vocês festejarem, eu terei acabado de ir embora. Mas se lembrem de não tentar ser uma pessoa melhor somente na minha presença.

Adeus!”
  
(O autor, um italiano, não se creditou para não se promover.)*

*Foi feita uma tradução do texto lido em italiano, que está na internet. Fizemos algumas correções gramaticais e textuais nessa tradução.


2 comentários:

  1. Esperando um Mundo melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, todos nós estamos no mesmo barco chamado "Esperança".

      Excluir