terça-feira, 28 de abril de 2020

O soldado mais velho da história do Exército Brasileiro



Nascido em São Gabriel (RS), Anísio Manoel de Souza foi um escravo que com apenas 15 anos, em 1837, se alistou nas tropas de Bento Gonçalves durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845). Com o Tratado de Poncho Verde promovido por Duque de Caxias, Anísio ganhou sua alforria, porém pouco se sabe sobre detalhes da vida do soldado. Contudo, com o início da Guerra do Paraguai (1864-1870), Anísio voltou para os campos de batalha e com o fim do conflito foi promovido a cabo, ficando na instituição até 1935, quando contava com os seus 113 anos! Acredita-se que o gaúcho só não subiu mais na carreira militar pelo fato de sua origem escrava.

Quando questionado o porquê continuava no Exército mesmo com uma idade muito avançada, se recusando a se aposentar e ir para casa, Anísio dizia que teria tempo para descansar depois. Ele se aposentou em 1935 e viveu mais três anos, falecendo em 1938. Neste ano faleceu sentado numa cadeira olhando para uma porta. Ele ainda era lúcido e a causa da morte foi uma parada cardíaca. Até hoje, é considerado o soldado mais velho da história do Exército Brasileiro.


Apesar de ser o soldado mais velho do Exército, não foi o último veterano da Guerra do Paraguai. Existe uma fotografia (abaixo) onde o último veterano vivo é homenageado na Praça Garibaldi em Porto Alegre (RS), pelo Coronel da Polícia Militar Dastro Dutra, em 20 de Setembro de 1951.


(Do blog Exército Brasileiro)
No Grupo Fotos Antigas do Rio Grande do Sul


5 comentários:

  1. Até na postagem de não foi lembrado.
    Como pesa a cor da pele ....
    Mas vai a minha homenagem um grande homem teria q ter todo mais valor e mais reconhecimento pois foi um grande PATRIOTA...

    ResponderExcluir
  2. Junto, aí, as minhas homenagens, a esse grande herói! 👏👏👏👏🇧🇷

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, os patriotas assim, nos dias de hoje,infelizmente, são escassos, por vezes até ridicularizados pelos CORRUPTOS que se associam para dominar a política, o PODER, FALANDO TANTO em democracia, mas SÓ QUEREM MESMO É "MAMAR", como é caso de TODOS os LÍDERES da atual CPI da Covid.

    ResponderExcluir
  4. Não é a minha opinião. Acho que a CPI da covid está fazendo um trabalho correto que irá chegar no maior negacionista que o Brasil já teve em sua história, que não usa máscara e ainda não se vacinou para dar exemplo ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia que a contaminação deste coronavirus trazia sequela de cegueira não onde as pessoas esta o vendo o que esta ocorrendo no nosso Brasil, com está pandemia, mas não esta o vendo a realidade, aí não falam coisa com coiza.

      Excluir