terça-feira, 25 de agosto de 2020

O rei, o servo e os seus cães ferozes.

 

O rei tinha dez cães selvagens. Ele os usava para torturar e comer os seus servos que cometiam erros. Um dos servos deu um parecer afirmando o rei estava errado numa ação, e o rei não gostou nada disso... Então, ele ordenou que o servo fosse jogado aos cães.

O servo disse:

− Meu Rei, eu o servi por dez anos, e Vossa Majestade faz isso comigo? Por favor, dê-me dez dias antes de me lançar aos cães!

O rei concordou.

Nesses dez dias, o servo foi para o guarda, que cuida dos cães, e disse que ele gostaria de cuidar dos animais pelos próximos dez dias. O guarda ficou perplexo, mas concordou, e o servo começou a tratar dos cães, a limpá-los, banhando-os e fornecendo todos os tipos de conforto e alimentação para eles.

Quando os dez dias se passaram, o rei ordenou que o servo devesse ser jogado aos cães para a sua punição. Quando ele foi jogado, estavam todos espantados ao ver os cães ferozes apenas lambendo os pés do servo com imensa alegria!

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:

− O que aconteceu com meus cães ferozes?

O servo respondeu:

− Eu servi os cães por apenas dez dias, e eles não esqueceram o meu serviço. No entanto, eu o servi por um total de dez anos e o senhor se esqueceu de tudo, logo no meu primeiro erro!

O rei percebeu seu equívoco e ordenou que o servo fosse posto em liberdade.

Esta mensagem é um lembrete para todas aquelas pessoas que esquecem as coisas boas que uma pessoa faz por elas, punido-as assim que a pessoa comete um simples erro.

Que possamos lembrar também dos acertos, e não só dos erros!

                                 (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário