quinta-feira, 18 de março de 2021

Dias mais famosos

 

Dia da Mentira

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei da França, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa e, depois, por quase todos os países do mundo. É claro que no início a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação eram inexistentes. Não havia, na época, rádio, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois. Antes do rei Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o dia-da-mentira, por causa das brincadeiras feitas com intenção de fazer rir. Surgiram, então, as brincadeiras em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada à outra pessoa, na qual se lia: − “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir”. 

Dia de São Pagamião 

É um santo também imaginário, inventado pelo povo como o Dia-de-São-Nunca. O Dia-de-São-Pagamião tem dia certo; é o dia em que as pessoas recebem seus salários: “Eu só lhe pago no Dia-de-São-Pagamião”. 

Dia de São Nunca 

Nunca é um santo que não existe; é um santo criado pela imaginação popular. “Só lhe pagarei no Dia-de-São-Nunca”, isto é, nunca o pagamento da dívida será efetuado. 

(Do site Dicionário de Folclore para Estudantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário