quinta-feira, 18 de novembro de 2021

6 mitos fitness nos quais você não deve acreditar

 

Uma enxurrada de conteúdos sobre vida fitness nas redes sociais pode dificultar a compreensão do que é realmente efetivo e o que não é. Vídeos no TikTok, Instagram e YouTube proporcionam todos os tipos de “dicas” sobre treinos e alimentação, mas o personal trainer Luis Cervantes alerta: “Entendo que as pessoas queiram obter resultados rapidamente, mas nada é bom demais para ser verdade”. 

Ao se deparar com “instruções” fitness online, pesquise se há credibilidade na afirmação e na pessoa que a está espalhando. O mesmo vale para dicas de alimentação, segundo a nutricionista Lauren Cornell. Ela afirma que não se deve seguir orientações de influenciadores sem antes consultar um nutricionista − e garante que você deve duvidar de dicas com resultados “garantidos”, pois nutricionistas raramente utilizam essa expressão. Confira seis mitos da vida saudável desmascarados com informações do “Yahoo Life”. 

1) Você deve se exercitar todos os dias: 

Assim como é importante manter uma rotina de exercícios físicos, também se deve permitir que os músculos descansem e se recuperem do estresse. “Você deve tirar pelo menos um dia para descansar. O descanso inclui o sono, que é uma grande parte da sua recuperação, pois é o único momento em que seu corpo está repousando por completo”, aconselha Cervantes. 

2) Quanto mais longo o treino, melhor: 

O personal trainer ainda enfatiza que a efetividade dos treinos está em como, e não quanto se exercita. Os resultados também dependem do objetivo de cada pessoa. Um treino HIIT intenso de 30 a 40 minutos pode ser mais eficaz do que duas horas levantando pesos ou fazendo exercícios aeróbicos moderados na academia. 

3) Você deve comer em até 30 minutos após o treino: 

Apesar de ser importante comer assim que possível após o treino, caso não seja possível comer em até meia hora seu progresso não será perdido. “A janela de 30 minutos é a ideal, mas ela pode se estender até 90 minutos”, explica Lauren. 

Para auxiliar na síntese da proteína muscular e prevenir a degradação dos músculos, é preciso misturar proteínas e carboidratos. A nutricionista e fundadora do “Minifish.co” Mascha Davis indica, como opções de pós-treino, uma tigela de iogurte grego, um sanduíche de ovo ou peru, um smoothie de frutas e proteínas ou um wrap de frango grelhado. 

4) O treinamento de força te deixará “grande” (fortinha): 

Muitas mulheres têm medo de treinar com pesos, pois acreditam que ficarão excessivamente “musculosas”, mas Cervantes assegura que não é tão simples. O professor afirma que treinar com pesos pode trazer benefícios como o desenvolvimento de massa magra e a queima de gorduras. Além disso, o treinamento de força pode ajudar a preservar a massa óssea e a prevenir a osteoporose. 

5) Você deve fazer alongamento estático antes e depois do treino: 

Você realmente deve se alongar antes e após a prática de exercícios, mas existem os alongamentos ideais para cada momento. Alongamentos estáticos (por exemplo, encostar nos dedos dos pés antes de correr) podem trazer malefícios, como explica Luiz Cervantes: “Você deve praticar alongamento estático após o treino, pois seus músculos estão aquecidos. Mas se você ‘puxar’ seus músculos enquanto estão frios, eles vão arrebentar, como uma espécie de elástico”.

Para se aquecer antes do treino, ele recomenda o alongamento dinâmico: corrida leve, balançar os braços, fazer polichinelos e pular com os joelhos altos. 

6) Você precisa estar matriculada em uma academia cara para ser fitness: 

Equipamentos de treino e matrículas em academias podem custar valores exorbitantes, mas um estilo de vida saudável não precisa ser caro. Para quem está começando, Cervantes recomenda encontrar maneiras de fazer do fitness uma parte de seu estilo de vida. Isso pode significar fazer mais caminhadas durante o dia ou transformar reuniões em bares e restaurantes com amigos em trilhas ou passeios de bicicleta. Você também pode assistir a treinos gratuitos no YouTube ou se inscrever em aulas online de exercícios. Além disso, é possível encontrar muitos equipamentos de treino a preços acessíveis online, ou apenas usar itens do dia a dia. “O objetivo é encontrar uma solução de longo prazo e um estilo de vida sustentável”, completa o personal trainer.

(Do blog da revista IstoÉ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário