sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Navegar é preciso

 

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 

“Navegar é preciso; viver não é preciso”. 

Quero para mim o espírito desta frase,

transformada a forma para a casar com o que eu sou: 

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Só quero torná-la grande,

ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo. 

Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. 

Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir

para a evolução da humanidade. 

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. 

Fernando Pessoa 

Nota: “Navigare necesse; vivere non est necesse” − latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 a.C., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra, cf. Plutarco, in Vida de Pompeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário